5 pontos para te transformar em um programador melhor

by Fellipe Guimarães on February 09, 2022

Um dia Steve Jobs compartilhou em seu ponto de vista, uma importante frase para o mundo da programação:


"Todo mundo deveria aprender a programar um computador, porque isso ensina você a pensar"

Mas mesmo com a grande importância de aprender uma atividade que te leve a pensar e evoluir seu intelecto, existem muitas dificuldades que um profissional da área pode enfrentar. Isso porque o mundo da programação é muito novo, e ainda estamos aprendendo a decodificar as melhores práticas para facilitar o caminho para futuras gerações de programadores.

Atualmente, programar é uma das tarefas mais habilidosas e importantes para o mercado. Com a evolução constante da tecnologia e as inovações da transformação digital, este é com certeza o trabalho mais em evidência que temos disponível.

Muito embora eu seja CEO e Fundador da Codeby, já houve um período em que também atuei como desenvolvedor, e sei o quanto podemos nos surpreender durante a programação – e muitas vezes, podemos até falhar.

Por isso, hoje eu trouxe 5 tópicos para que você, meu leitor, possa se habituar às práticas voltadas para o sucesso da programação.


5 pontos sobre programação que eu gostaria de saber antes de programar

Aprenda a programar de verdade

Todo mundo sabe que para ser um programador não é realmente necessário um diploma. Mas o que é preciso de verdade, é o conhecimento em relação àquilo que você está fazendo. 

Programar é uma das poucas carreiras que encontramos em que você não precisa necessariamente depender de um histórico acadêmico tradicional. Porém, mesmo assim, é um cargo que requer conhecimento intensivo sobre o seu trabalho. Então, a primeira dica é conhecimento.

Busque energia para estudar o essencial para se programar. 

Existem 10 livros que são indispensáveis na vida de um programador, você pode encontrá-los nesta lista do Medium:

10 Books Every Programmer Should Read

Nesta lista, você encontrará conceitos essenciais da ciência da computação, assim como trabalhar com times de projeto.

 

Você não precisa ser um robô

Às vezes é comum que a gente se perca no meio de tanto código, especialmente quando começamos a programar. Pode ser que você fique tão compenetrado no trabalho, que fique 100% dedicado a isso, sem deixar seu computador de lado para seus momentos de lazer.

Mas é importante se lembrar da base de tudo isso: antes de programador, você é um ser humano e precisa se dedicar a você também.

Busque viver e se dedicar à sua vida como a coisa mais importante que você possui agora, isso ajudará e muito para que você tenha mais criatividade no horário de trabalho como programador.

 

Aplique seu conhecimento 

Esse é um ponto de bastante importância para o seu trabalho. Programar é diferente de pesquisar e aplicar um conhecimento que entrou na sua memória. 

Seu trabalho é inventar e criar novas áreas de conhecimento. Então a regra básica é aplicar conhecimentos que já existem. Todo aquele aprendizado que você resumiu de livros, leituras, artigos e vídeos se tornaram a fonte de pesquisa que estará constantemente presente em suas mãos.

E isso não quer dizer decorar nada, mas se apoiar em diversas fontes de pesquisa para encontrar respostas. Com isso, você acabará memorizando automaticamente através do aprendizado.

 

Tudo bem desistir, contando que você tente de novo depois

Uma coisa que a gente precisa entender quanto programador é que tudo bem desistir. 

Quantas vezes eu já me estressei com códigos, ou problemas que não posso resolver? Às vezes o desafio é tanto que a única vontade é jogar tudo pro alto.

Mas justamente neste momento tão desafiador, é a hora de mostrar a nossa persistência. É o momento de ser testado. 

Então sim, tudo bem você desistir – mas por hora. Dê um tempo a você mesmo. Mas o importante mesmo é sempre voltar.

Eu acredito que quando a gente é fadado a encontrar a carreira certa para nós, é certo que vamos voltar a esse momento. 

Para o programador, o trabalho raramente é sobre a remuneração, mas sobre a paixão pelo que a gente pode fazer com a nossa expertise. 

Por isso eu repito: se você precisar de um tempo – é natural. Mas lembre-se que se a programação for aquilo que faz seu coração bater mais forte, você deve retornar.

 

Não gaste tempo com códigos que já foram

Esse é outro ponto super comum. Todo mundo recebe críticas quando começa. Você pode fazer um código muito bem documentado, com um design incrível… Mas é necessário fazê-lo de maneira que seja fácil de ler.

Durante os anos, é comum observar códigos que foram feitos em outros momentos da nossa vida, e encontrar dificuldades para ler. Ou trabalhos que entregamos rápido demais, apenas para finalizar a tarefa.

E tudo bem, faz parte. 

Nosso trabalho quanto programadores é consertar as coisas, então se acontecer de você se deparar com um código que apresenta dificuldades ou erros, tire um tempo e arrume-o caso haja a possibilidade.

É dessa forma que podemos encontrar a evolução em nosso trabalho.

E essas são 5 dicas primordiais para contribuir com seu trabalho como programador.


Espero que leve cada um desses pontos em consideração, e caso tenha alguma dúvida, insight ou comentário que queira compartilhar, deixe-os no espaço de comentários.


Até mais!

BACK TO TOP