Assinatura no e-commerce

by Fellipe Guimarães on September 01, 2022

Como consumidor, você já deve ter assinado algum produto ou serviço. Seja assinatura de um streaming para acompanhar suas séries favoritas, um valor mensal para ter um serviço que permite receber frete grátis e ter outros benefícios na sua loja favorita, ou até mesmo participar de um clube de vinho, cerveja ou livros onde é possível receber em sua casa uma experiência exclusiva.

Se você já fez esse tipo de aquisição, então já experimentou como funciona a assinatura de produtos. E este modelo de negócio é realmente comum hoje em dia no meio digital, Como estamos vivendo um momento no mercado onde o consumidor busca experiências únicas, este modelo de negócio acaba por ser muito comum no meio digital, e sua grande vantagem é a personalização maior dos serviços, entregando benefícios para os usuários em troca de uma mensalidade ou anuidade.

Empresas de todos os segmentos podem utilizar o modelo de assinaturas em seu negócio, inclusive as empresas do tipo B2B (Business to Business) também podem utilizar esse modelo aplicado ao seu produto ou serviço, como é o caso de plataformas, aplicativos e ferramentas empresariais, já 34 Modelos de Negócios que não são serviços pontuais e sim contínuos.

As formas de aplicar o modelo de assinaturas em um negócio são variadas e podem ser divididas em quatro tipos principais de aplicação:

1. Associação de membros;

2. Restrição de conteúdo para não assinantes;

3. Box de assinatura;

4. Mentoria.

Com isso, as empresas que usam essa estratégia garantem maior estabilidade e previsibilidade para as empresas, afinal, com as assinaturas a geração de receita é constante, e quando aplicado de forma correta garante sustentabilidade financeira para a operação.

Outra vantagem é existir menor variação de receita no fluxo de caixa, quando comparado com outros modelos de negócios. A previsibilidade também é maior com as renovações automáticas e as ofertas contínuas, permitindo programar com maior eficiência custos, gastos e investimentos.

BACK TO TOP