B2B - Força de vendas / Força de trabalho

by Fellipe Guimarães on September 03, 2022

Quando sua empresa está focada em vendas e deseja ter acesso a uma ferramenta que possa unificar todos os seus produtos e facilitar o processo de negociação, muitas vezes é preciso contar com uma força de trabalho especializada na solução além do suporte que a plataforma oferece, ou seja, 40 Modelos de Negócios é importante que haja uma equipe que possa customizar essa ferramenta, adequando suas funções de acordo com a necessidade do seu time de vendas.

No modelo B2B, algumas funcionalidades que são requisitadas no B2B workforce, são:

Encarceramento: O seu time de vendas precisa saber quais empresas quer alcançar e torná-las parceiras e, com isso, ter acesso ao máximo de informação possível para que a negociação tenha foco nas reais necessidades dessas empresas.

Esta funcionalidade pode ser mesclada com sua estratégia de ABM (Account-Based Marketing) que foca ações de atração e relacionamento para impactar empresas específicas.

Créditos do cliente: É muito comum no modelo B2B, empresas e indústrias realizarem pagamentos em uma única fatura mensal.

Por isso, caso seu produto ou serviço tenha opção de upgrade, customização ou aumento de quantidades, é interessante trabalhar com uma funcionalidade de créditos para seu cliente, fornecendo a ele compras baseadas em crédito liberado.

É importante impor regras de limitação e periodicidade para o uso de créditos, para sua empresa ter o melhor controle sob estas demandas extras.

Impostos: Cálculos de impostos são uma parte importante para qualquer negócio. As mudanças frequentes nos valores podem tornar o processo desafiador, por isso, existem funcionalidades que permitem seu cálculo em tempo real, diminuindo o tempo de resposta do seu time comercial e tornando a etapa menos complicada.

Tabela de Preços: Empresas que atuam no mercado B2B, normalmente tem contato com clientes de diferentes perfis, seja empresas comprando em mais quantidade, recorrência de compra, tempo de parceria.

Estes fatores podem se tornar incentivos para que sua empresa tenha uma tabela de preços diferentes baseada em características de consumo dos seus clientes.

Metas: Sem os indicadores de performance das ações realizadas, ficará difícil entender o que vem funcionando ou não até o momento. Por isso, trabalhar com metas é importante em todos os setores para que os objetivos da empresa sejam alcançados. É interessante que sua plataforma esteja preparada para estimular o seu time de vendas com gamificação.

Envolvimento: Utilizar ferramentas ou até mesmo uma plataforma que tenha funções que garantam o envolvimento e interação entre áreas para que cada um envolto em sua operação digital tenha acesso às informações relevantes, diminuindo o ruído entre áreas. Vale ter entrosamento entre os departamentos de vendas, compras, atendimento ao cliente e tecnologia.

BACK TO TOP