CRM - Customer Relationship Management

by Fellipe Guimarães on October 08, 2022

Como falamos no tópico anterior, a forma efetiva de realizar a gestão de relacionamento com seu cliente, é através de um bom CRM — ou seja, um sistema de vendas para registrar e organizar todos os pontos de contato que sua empresa tem com um consumidor, além de ser eficiente para ar- mazenar o histórico dos seus clientes e possibilitar que as informações de diferentes ambientes estejam integradas em uma única plataforma.

O CRM precisa estar integrado em toda a sua organização de forma unifi- cada. Em minha experiência, já vi algumas empresas cometendo o erro de utilizar um CRM para operação online e offline, e isso prejudica e muito o gerenciamento de clientes, visto que as possibilidades do cliente transitar por entre os canais é relativamente alta, além de correr a chance de ter perfis duplicados e com informações diferentes. O ideal é ter todas as informações concentradas em um único CRM.

Estes softwares possuem ações que irão facilitar não só a comunicação via email, mas a gestão da sua base de contatos permitindo segmentar esses contatos em grupos de interesse, automatizar o disparo de suas campa- nhas de email e acompanhar o desempenho, além de que algumas ferra- mentas também disponibilizam templates replicáveis para criar o design dos seus emails.

Dentre as vantagens de utilizar um CRM em sua operação estão:

  • Organizar e controlar o processo comercial, acompanhando as etapas do funil em tempo real;

  • Ter todos os dados em um lugar só para se ter uma visão ampla e in- tegrada da empresa;

  • Processos de vendas mais completos e rápidos, uma vez que muitas ações podem ser automatizadas, gerando economia de tempo e uma condução no processo de venda mais fluido;

  • Encontrar as melhores oportunidades de negócio, uma vez que os da- dos estão em um só lugar, é possível visualizar e focar nas necessida- des dos clientes;

  • Fidelizar seus clientes, oferecendo produtos e serviços que estão no perfil do consumidor, trabalhando com marketing direcionado e base- ado em dados;

  • Entender a razão de estar perdendo oportunidades, se são pontos fra- cos em seus produtos, falha na argumentação do time de vendas ou aspectos da concorrência para remodelar sua estratégia.

    Pessoalmente, acredito que ter um CRM é primordial para se ter bons re- sultados, mas existem algumas situações que são indicadas para implementar uma ferramenta, como quando seu negócio está fechando poucas vendas por não ter uma abordagem certeira, ou quando seus processos não estão alinhados, aumentando seus custos de aquisição de cliente, ou ainda quando seu time de vendas toma decisões com base em dados pouco precisos, o que acaba aumentando as chances de erros.

Por fim, o CRM é uma fonte extremamente rica de dados para a equipe comercial, além de ser uma ferramenta útil para o time de marketing ge- renciar campanhas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

BACK TO TOP