Customer Centric: a tendência que está acelerando a Transformação Digital

by Fellipe Guimarães on May 06, 2022

Com os acontecimentos globais dos últimos dois anos, a experiência do consumidor se desenvolveu de maneira muito mais rápida do que o esperado. Interações com marcas e experiências de compra tomaram rumos extremamente diferentes do que costumavam ser.

Em 2022, 50% dos consumidores globais dizem que a pandemia fez com que reavaliassem seus propósitos sobre o que realmente é importante, remetendo à diferentes aspectos da maneira como vivíamos, trabalhávamos e costumávamos fazer compras apenas 2 anos atrás.

Em um mercado altamente competitivo, o atendimento personalizado se tornou sinônimo de fidelização para o cliente. 

Por isso o Customer Centric ganhou destaque como técnica que busca centralizar todas as ações da empresa no consumidor

 

O que é ser Customer Centric?

Segundo o Gartner, Customer Centric é a habilidade de uma organização entender o consumidor como um todo, desde suas expectativas e percepções. É o Consumidor no Centro de todas as decisões relacionadas às entregas que são criadas para a satisfação do cliente.

Nesta estratégia, o cliente deve se sentir à vontade com a marca desde o início da interação. 

É necessário um estudo de mercado para entender o comportamento do consumidor e assim, decifrar quais são suas preferências, objetivos e dores. Com isso, será possível focar ainda mais no cliente e garantir a melhora em um serviço ou no lançamento de um novo produto.

Garantir o cuidado com o cliente é fidelizar seu negócio, e o Customer Centric é exatamente sobre isso. A consequência será agregar melhores resultados.

 

Como o Customer Centric está impulsionando a Transformação Digital

A grande importância do Customer Centric veio com a mudança drástica do comportamento do consumidor, que agora busca um atendimento mais cuidadoso, dinâmico e imediato. 

Essa é a principal prova de que uma estratégia centrada no cliente não é um exagero, mas sim uma aposta inteligente e adaptável no meio das constantes mudanças que acontecem no mercado.

Ser capaz de realizar este tipo de estratégia dentro dos seus negócios em um momento onde a Transformação Digital está em constante evolução, significa se reinventar e fazer uso de soluções inteligentes e automatizadas, dentro de grandes tendências e tecnologias centradas no consumidor.

Para conseguir adotar estratégias de Customer Centric é preciso fazer uma mudança nos hábitos culturais e estruturais da empresa. Para isso é necessário tempo e dedicação, um exercício contínuo que precisará de constante esforço e métodos inovadores que possam contribuir com o processo.

É importante compreender seu cliente – só conhecendo-o você pode oferecer a melhor experiência, corresponder seus desejos e objetivos. Para isso, ferramentas como CRM podem ser de grande auxílio para analisar o perfil do seu consumidor, fazendo com que seja possível personalizar serviços e produtos da empresa.

Para que tudo isso dê certo, é mais do que imprescindível que toda a linha de líderes acredite na estratégia de centralização do consumidor, e na importância que disso para a companhia. Isso fará com que seu time trabalhe de maneira mais engajada e invista em estratégias com o mesmo objetivo. Assim, ficará mais fácil de estabelecer a cultura do Customer Centric de maneira mais saudável e produtiva.

É preciso introduzir o Customer Centric em toda a estrutura da sua companhia e garantir que sua organização esteja empenhada em fazer com que isso aconteça, garantindo que cada contato com o cliente seja uma experiência satisfatória e única.

O importante é fazer com que a estratégia seja realizada e implementada com calma, afinal, o conceito não é pensado para como uma solução a curto prazo, mas com resultados que são aparentes após um longo período de relacionamento com o cliente.

Este blog foi uma breve introdução sobre Customer Centric, uma tendência que tem se tornado cada vez mais popular em 2022 e que tem impulsionado a Transformação Digital, trazendo um novo modelo de estratégia centrada no consumidor.

 

Se você gostou do blog, aproveite para conferir meus outros artigos sobre negócios e tecnologia no meu site.

E caso queira deixar algum insight ou dúvida, aproveite a área de comentários para escrever uma mensagem.

 

Até a próxima!

BACK TO TOP