ERPs: Conheça tudo sobre os Sistemas de Gestão empresarial

by Fellipe Guimarães on February 15, 2022

Você já deve ter ouvido falar em ERP (Enterprise Resource Planning), conhecido em português como Sistema de Gestão Empresarial

Os ERPs fazem parte do cotidiano organizacional de empresas de todos os portes. São plataformas ou sistemas que concentram todos os processos centrais necessários para uma organização funcionar, tornando essa, uma ferramenta indispensável para a gestão do seu negócio. 

Dentro dos sistemas de ERP é possível integrar soluções externas específicas com funcionalidades mais aderentes para cada departamento. O ideal é que as informações fiquem centralizadas no seu ERP mesmo que através de integrações para que não existam descentralizações em diversos sistemas, o que ocasiona informações divergentes e dificulta o gerenciamento direcionado por dados.

Um dos principais objetivos dessas plataformas é a automatização de processos de cada área e a sincronização das informações em tempo real. Isso diminui consideravelmente o retrabalho das suas operações, duplicidade e a dificuldade em encontrar informações relevantes. 

Em resumo, um ERP aumenta a produtividade da sua operação e torna mais efetivo o compartilhamento de dados além de possuir módulos básicos e padronizados. 

Dentre os módulos que compõem um ERP temos:

  • Gestão Financeira
  • Gestão de produção/cadeia de suprimentos
  • Gestão de inventário
  • Gestão de logística
  • Gestão de Pedidos
  • Gestão de força de trabalho
  • Gestão de Pessoas

  • Quais as dificuldades de uma operação sem ERP?

    Como eu disse anteriormente, um ERP é um sistema de muita importância dentro do sistema organizacional de uma empresa. 

    Uma empresa sem ERP dificilmente encontrará consolidação financeira e organização funcional para administração interna dos negócios. Isso acontece porque o gerenciamento manual oferece a possibilidade de perda de dados, além de ser improdutivo com gasto de recursos e mão de obra desnecessária.

    Um ERP é uma facilidade que automatiza sua operação e oferece espaço para que os dados da sua empresa estejam seguros, além de propor acompanhamento claro e instantâneo das vendas através do monitoramento da equipe de vendas. 

    É importante salientar que há diversas soluções de ERP no mercado, e o mais importante na hora de escolher um sistema para sua empresa, é buscar por flexibilidade tanto nas informações financeiras, quanto nos outros módulos de importância para sua operação.

    Conheça mais sobre ERPs e Gestão Empresarial no meu livro: Universo do E-commerce!

    Caso você tenha alguma dúvida ou comentário sobre ERPs ou outros aspectos organizacionais de uma empresa, seja muito bem vindo para escrever na área abaixo.


    Vejo vocês na próxima!

    BACK TO TOP