O que é a Internet das Coisas? E como funciona?

by Fellipe Guimarães on May 03, 2022

Com a ascensão da transformação digital, a Internet of Things, ou IoT, ganhou bastante destaque como uma tecnologia de bastante importância.

A evolução tecnológica trouxe a possibilidade de incluirmos a automação em nosso cotidiano. 

Basicamente, IoT – a Internet das Coisas, é um sistema de dispositivo de computação inter-relacionado. São objetos que ganham identificadores exclusivos chamados de UIDs (identificador único), e também a habilidade de transferir dados através de uma rede sem que haja necessidade de interação tanto com humanos, ou com o computador.

Assim, é possível que objetos como eletrodomésticos, carros, babás eletrônicas, etc, sejam conectados à internet utilizando dispositivos incorporados, oferecendo a comunicação perfeita entre pessoas.

É chamado de Internet das Coisas, porque neste sentido é a internet utilizada para qualquer coisa – como objetos utilizados em casa, promovendo o encontro do mundo digital com o mundo físico.

Alguns dos grandes benefícios do IoT nos dias de hoje, são:

  • Possibilidade de acessar informações de onde estiver, a qualquer momento e em qualquer dispositivo;
  • Melhor comunicação entre dispositivos eletrônicos conectados;
  • Transferir pacotes de dado por uma rede conectada, economizando tempo e dinheiro;
  • Automação das tarefas, melhorando a qualidade do trabalho em casa, nas organizações e também, a qualidade de vida.

Graças a Internet das Coisas, hoje podemos prever um futuro onde casas automatizadas com tecnologias autossuficientes não são parte apenas da ficção científica, mas uma realidade cada vez mais próxima.

 

Um exemplo de IoT: a Casa do Futuro!

Nosso lar é o primeiro lugar que carrega nossa identidade e individualidade quanto seres humanos, é como se fosse um traço dos nossos perfis.

Há casas que seguem gerações, há reformas e características de cada indivíduo implícito até na cor escolhida para pintar as paredes da sala de estar. 

Pensar em casas inteligentes, Smart Homes, também é uma característica que reflete muito da personalidade do outro.

Para se ter ideia, o movimento de casas automatizadas não é um conceito novo, mas algo que começou há quase dois séculos. Veja por exemplo, a eletricidade, com ela foi possível que a humanidade passasse a conservar mais tempo útil em seu cotidiano, com a tecnologia foi possível que seres humanos aproveitassem também parte das horas noturnas além das do dia.

Naturalmente, a tecnologia continuou evoluindo, nos ofereceu baterias, celulares, smartphones… Esse desenvolvimento também possibilitou o início do movimento de Casas Inteligentes, visando também a otimização da qualidade de vida das pessoas.

O conceito traz a possibilidade de praticidade intuitiva na utilização de dispositivos, além de também destacar conforto e segurança dentro de suas próprias casas. Isso tudo com a conexão de objetos e eletrônicos à internet.

Mesmo agora, há diversos exemplos de como isso pode funcionar. Veja por exemplo, o Amazon Echo Dot, a famosa Alexa.

A Alexa nada mais é do que um dispositivo Smart Speaker (Alto-falante inteligente), que é capaz de realizar diversas atividades, desde checar horário e temperatura ambiente local, acessar e reproduzir playlists musicais, realizar buscas e pesquisas, tudo em tempo real. Para se comunicar com esse aparelho inteligente, só é necessário utilizar o comando de voz correto e pedir o que deseja.

Outro grande exemplo são as Smart Lâmpadas, ou Lâmpadas inteligentes. Estes são utensílios que podem ser acionados integrados aos Smart Speakers – através de smartphones também é possível visualizar seu funcionamento, oferecendo autonomia e economia para aqueles que tendem a se esquecer das luzes acesas quando saem de casa.

Sistemas de Segurança também podem fazer parte das Casas Inteligentes da atualidade. 

As Câmeras Inteligentes para segurança interna estão cada vez mais populares. Com eles, é possível monitorar os ambientes internos da sua casa à distância e em tempo real, reforçando mais sua segurança pessoal.  Além de também poderem apresentar algumas funcionalidades extras, por exemplo comunicação com o ambiente monitorado, ou emitir alertas quando há pessoas ou sons diferentes no local.

Essa é uma grande evolução tecnológica que segue em pleno desenvolvimento. Nos próximos anos, com toda a certeza, teremos diversos outros produtos Smart que farão parte do nosso cotidiano. Deixando cada vez mais certo a possibilidade de construirmos Casas Inteligentes e automatizadas no futuro.

 

Tem algum insight ou dúvida sobre Internet of Things? Aproveite e deixe sua mensagem na área de comentários logo abaixo.

Até a próxima!

BACK TO TOP