O QUE É UM CEO?

by Codeby | Tecnology for Business Collaborator on July 15, 2020

O CEO, do inglês Chief Executive Officer ou Diretor Executivo. É o líder na estrutura corporativa. Sua função é manter a organização nos trilhos, ficando sob a sua responsabilidade as pessoas, estratégias e resultados da empresa

 

Uma função que muitas pessoas estão tentando ocupar, mas ela é bem difícil de ser conquistada, isso por que para ser um CEO você tem que ser tudo e ao mesmo tempo nada, como isso é possóvel?

 

Existe uma grande diferença entre você ser a empresa, e você ter uma empresa, você ser a empresa, quer dizer que todas as responsabilidades são suas e executadas por si próprio, já ter uma empresa, quer dizer que você delega para um time o necessário para ser uma empresa.

Quais as funções de um CEO? 

O escopo de atividades que definem a profissão é muito abrangente. Em primeiro lugar o CEO ocupa o papel de um líder dentro da organização.

Ele é responsável por conectar todas as áreas do negócio: a área de produto, o financeiro, o marketing, o recursos humanos, etc. Essa conexão é feita de forma gerencial, conversando com todas as áreas, entendendo o que acontece em cada uma delas e fazendo com que elas trabalhem em sintonia.

Outro foco importante da função é ser o guardião da estratégia da empresa. É quem aponta os caminhos que a organização deve seguir, quais são os objetivos e garantir que metas sejam batidas para se alcançar a visão do negócio.

Ser um CEO é uma tarefa árdua e foda!

Depois de entender as funções que um CEO desempenha é fácil constatar que é uma tarefa complexa. Até mesmo solitária em alguns momentos.

É muito importante para quem almeja ocupar essa posição buscar o desenvolvimento pessoal e técnico. Geralmente quem é indicado para esses cargos são profissionais e empreendedores com vivência de mercado e anos de experiência.

Se o seu objetivo é se tornar um CEO é aconselhável que você se especialize em funções gerenciais, principalmente em cargos que você tenha uma equipe próxima de você. A habilidade de gerenciar pessoas é um fator crítico de sucesso para a organização.

Além de questões técnicas o CEO em muitos casos é a “cara” da empresa. É ele que internaliza os valores reais do negócio, toda empresa olha para o seu comportamento como um espelho da organização.

É comum que startups contratem empresas especializadas para organizar e definir a sua cultura. O grande problema é que por mais que você planeje a “marca” de uma organização essa imagem sempre é formada na cabeça das pessoas, a partir das suas próprias interpretações. Sendo assim, o que realmente importa é como as pessoas se comunicam.

Explicando de forma simples, a cultura de uma organização é definida pelas ações do dia a dia e não por palavras escritas em um mural. Nesse processo o líder é visto como um exemplo do que a empresa é e de como ela quer ser.

Quais habilidades um CEO deve ter?

Quais papeis um CEO deve desempenhar dentro de uma organização? Muitos! Para desempenhar um bom trabalho ele precisa de um conjunto de habilidades e competências.

Competências técnicas de um CEO

1. Orientação para o mercado

Todo bom CEO deve estar antenado aos “sinais” do mercado. Quando usamos a palavra “mercado” não estamos falando apenas dos concorrentes, mas também dos clientes, parceiros, produtos substitutos, questões jurídicas, ambientais, cenário econômico.

2. Gestão de pessoas

Muito dessa competência tem relação com as competências comportamentais do CEO. Porém a área de Recursos Humanos é uma disciplina que pode ser estudada, desenvolvida e aplicada.

Nenhum CEO é um super herói, ele conecta as áreas, mas não é quem faz a máquina girar, por isso é MUITO importante para um ter uma equipe de gerentes e diretores extremamente capacitada.

O CEO precisa crescer como gestor e fazer sua equipe crescer junto com ele e a empresa. Nesse cenário saber gerir, desenvolver e lidar com pessoas é essencial.

3. Orientação estratégica

O CEO precisa sempre ter uma previsão e um objetivo claro para a organização. Pensar de forma estratégia é uma obrigação.

Todos esperam que uma organização cresça com o tempo, no caso das startups crescimento é uma cobrança ainda maior. Com o crescimento os problemas também tendem a aumentar e isso deve estar no radar do CEO.

Mais vendas trazem maior necessidade de mão de obra, que traz um custo operacional maior, que impacta diretamente na lucratividade da empresa, que impacta na atratividade do negócio…

Prever e ter opções para essas situações é uma habilidade importantíssima para um gestor de sucesso.

4. Financeiro

Não, o CEO não precisa ser um contador de oficio, mas precisa entender como a empresa gera valor e como as coisas impactam na saúde financeira do negócio. Como dito no tópico anterior, crescimento é uma questão delicada e deve levar as questões financeiras como prioridade.

Ainda na esfera financeira é seu papel levar a imagem da empresa para o mercado. Participar de feiras, eventos e promover Road Shows pode parecer perca de tempo, mas são ações que aguçam a curiosidade de possíveis investidores para a usa empresa.

O CEO é o “frontsman” do negócio, ele se reunir com investidores e ter todos os dados sobre a empresa na ponta da língua.

5. Tecnológico

Embora exista a figura do Chief Technology Officer (CTO), que na prática é o diretor técnico da organização é muito importante que o CEO tenha um bom conhecimento técnico de tecnologia para poder discutir soluções com o CTO.

Como dito na questão financeira, não é necessário que o CEO seja um desenvolvedor.

Na verdade nem o CTO precisa ser um desenvolvedor! Mas é muito complicado quando líder de uma empresa que utiliza tecnologia como a base da sua entrega de valor não tem um conhecimento, pelo menos superficial sobre tecnologia.

Nós já vimos isso acontecer algumas vezes e definitivamente, não é legal…

Concluindo: o que é um CEO?

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender a real posição e importância de um CEO dentro de uma organização. Seja uma startup ou uma empresa tradicional.

Existe muita confusão em relação a o que é um CEO realmente. Por consequência muitas pessoas confundem ser líder com ser chefe, mas isso é papo para uma outra conversa.

Ultimo conselho: se você está em busca de um cargo de gestão, trabalhe MUITO, muito mesmo!

BACK TO TOP