SEO para Devs: O que precisamos saber?

by Fellipe Guimarães on April 05, 2022

SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para motores de busca), é um dos fatores mais importantes que podem levar uma página a ranquear bem dentro do Google.

Muitos webmasters costumam pensar que a estratégia de SEO deve ser colocada em ação apenas depois da criação de um website. Porém, aí está o engano, é importante pensar na otimização com variáveis específicas na página para maximizar as chances de ser classificado em relação à quais palavras-chave que podem potencializar o SEO off-page.

E justamente por conta disso, precisamos considerar as maneiras pelas quais a codificação é tão importante para ajudar o SEO a desempenhar melhor o papel em nosso site sem perder nenhum de seus benefícios.

Mas afinal, o que é SEO?

Não existe muito mistério! 

Como dito anteriormente, o SEO é uma estratégia que visa melhorar o conteúdo de um site em busca de obter melhor classificação nos resultados de pesquisa

É comprovado por diversas pesquisas que dificilmente usuários exploram além da primeira página de resultados de pesquisa, sendo assim, o SEO se torna uma estratégia imprescindível para empresas, indivíduos e entidades que desejam ser encontrados por meio de publicidade e pesquisas através de buscas orgânicas ou pagas.

É uma estratégia um tanto complexa, por isso é importante que tanto especialistas de SEO, Marketing e até mesmo nós, programadores, precisamos saber o que estamos fazendo ao utilizar dessa técnica.

Conheça 3 dicas que farão com que o código possa melhorar seu SEO:

 

  • Valide seu código para acessibilidade do mecanismo de pesquisa
  • É importante compreender que alguns mecanismos de busca possuem determinadas limitações ao rastrear e indexar sites. Isso acontece porque são capazes apenas de ler os textos com eficiência, sendo ineficiente com imagens, áudios, vídeos e script – o que pode fazer com que algumas informações importantes do site sejam rastreadas e indexadas de maneira errada.

  • Limpe seu código para facilitar velocidade do site
  • Com o tempo, modificações em um site podem levar a diversos erros retardando a operação do mesmo. Por conta disso, é importante verificar regularmente o excesso de espaço em branco do código, mantendo-o legível. Usar um validador de HTML para eliminar tags quebradas e não pareadas e também, utilizar uma ferramenta de verificação de links quebrados para remover URLs inválidas.

  • Combine arquivos de script para acelerar o carregamento
  • Está cada vez mais importante resposta imediata em elementos básicos como a velocidade do carregamento do site. Usuários buscam por experiências imediatas, e isso se tornou um fator de classificação de mecanismo de pesquisa, com base no desejo declarado do Google de recompensar sites rápidos nos resultados de busca.

    Caso você tenha construído seu site utilizando diversos scripts diferentes, combine-os em um número menor de arquivos para diminuir o tempo de carregamento  e assim, melhorar o SEO geral do site.

    Mas e o SEO Semântico?

    Para não correr o risco de haver confusão, vamos esclarecer as diferenças. 

    Quando falamos sobre SEO, precisamos saber diferenciar seus modelos, como por exemplo SEO Semântico. 

    Como falamos muito sobre código e SEO para Devs, é importante ressaltar aqui que o SEO Semântico existe, e ele se trata da disciplina técnica de SEO que foca em identificar e criar conteúdos otimizados e relacionados a tópicos e não palavras individuais, fazendo com que possam ranquear bem dentro das ferramentas de busca.

    Assim fica mais fácil de diferenciar um do outro, não é?

     

    Essas são algumas dicas que nós como programadores podemos seguir para auxiliar na estratégia de SEO de websites. 

    Caso você tenha alguma dúvida ou até mesmo sugestão que queira compartilhar, deixe-os na área de comentários abaixo.

     

    Até a próxima!

    BACK TO TOP