Como utilizar o Whatsapp para digitalizar a força de vendas dos negócios

Como utilizar o Whatsapp para digitalizar a força de vendas dos negócios

A chegada do WhatsApp Business foi uma grande transformação em questões de vendas digitais ainda em 2018. 

O aplicativo que antes funcionava apenas para mensagens instantâneas de pequenos negócios, agora também possibilita a simplificação do processo de compras e a melhora do Customer Experience dentro de empresas de médio e grande porte.

A nova versão da API do WhatsApp Business, ou seja, a Interface de Programação de Aplicações, chegou trazendo a possibilidade de agregar vendas mais interativas e pessoais, onde varejistas conseguem expor seus produtos ou serviços para consumidores sem que os mesmos precisem sair do chat.

Dentre as diferenças que podemos encontrar em ambas as versões, destacamos ferramentas de suporte para grandes empresas na API do Whatsapp, como recursos para mensagens de clientes/leads em grande quantidade.

Isto é, através da API do Whatsapp Business também é possível enviar mensagens automaticamente por meio de integrações e ter vários logins na mesma conta e painel de suporte.

Dentre os recursos da API do Whatsapp Business, destacamos:

  • Integrações com CRM, analytics e outras ferramentas e aplicativos;
  • Green ticks (perfil verificado);
  • Transmissão de mensagens para notificações em massa;
  • Suporte para chatbot e mensagens interativas no Whatsapp;
  • Sistema Multiagente para atendimento ao cliente.

Recentemente, a VTEX compartilhou em seu blog um caso de sucesso da Lupo, demonstrando a taxa de conversões em vendas que a marca alcançou com o uso do Whatsapp Business.

 

Lupo - Um case de Sucesso

Em 2020, a crise de saúde atingiu o mundo e trouxe peso ao mercado, transformando drasticamente as tendências do varejo físico que teve de fechar suas portas diante das normas de restrição sanitária e isolamento social. 

Porém, para aqueles que souberam inovar suas estratégias, o resultado foi bastante promissor.

Este foi o caso da Lupo, que abraçou a estratégia do Conversational Commerce e conseguiu aumentar a geração de leads da marca, e a carteira de clientes utilizando o atendimento mais humanizado. 

A marca apostou em uma estratégia de marketing digital focando em tráfego e conversão para Whatsapp através de suas redes sociais. Assim, o fluxo criado visou levar o cliente a iniciar uma compra através de um chat. 

O uso de um botão do WhatsApp na Home do site da marca aumentou a taxa de conversão, conectando diretamente os clientes aos vendedores das lojas físicas.

Como resultado, a Lupo recebeu 347.000 solicitações no WhatsApp e pôde alcançar 89% de taxa de conversão. 

Com a Lupo podemos ver um exemplo do uso da ferramenta Whatsapp como força digital que pode ajudar a alavancar os canais de vendas das empresas. Esta é uma nova forma que também oferece suporte na estratégia de Customer Experience e Support, podendo dar a melhor experiência de compra aos consumidores.

 

Conheça outras ferramentas e soluções que podem ajudar a alavancar seus negócios digitalmente em minhas redes sociais, ou visitando meu site.

Caso queira deixar algum insight, ou tenha dúvidas sobre o API do Whatsapp, deixe uma mensagem na área de comentários abaixo.

 

Até a próxima!

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário