Infraestrutura

A essa altura do livro você deve ter percebido que para ter um e-commerce, muitos detalhes devem ser considerados: como fazer para a escolher a melhor plataforma, como manter o site funcionando 24x7, garantir a qualidade da experiência do cliente e muitos outros fatores, incluindo a infraestrutura que irá suportar a sua loja.

A infraestrutura de software é basicamente formada por recursos de computação, como computadores, redes e armazenamento que são espalhados pelo mundo inteiro, visando processar e entregar informações para pessoas e sistemas. Sem a infraestrutura é impossível ter serviços online funcionando.

Para a sua infraestrutura de software funcionar corretamente é preciso estar em algum lugar, seja físico ou em nuvem para ficar disponibilizando o seu conteúdo para os navegadores e usuários. Isso garantirá que seu canal digital não sofra instabilidades ou ataques de hackers, oferecendo uma ótima performance para os seus usuários. 

Há mais ou menos 15 anos, a infraestrutura de uma empresa era feita localmente e hoje, boa parte das empresas utilizam software de nuvem para manter seus projetos online, o que permite maior escalabilidade, segurança e redundância.

Hospedar seus sites em um local físico normalmente requer um investimento alto e também tempo para fazer as instalações. Caso sua empresa opte por ter sua própria infraestrutura, será necessário uma equipe de profissionais com diferentes habilidades relacionadas a hardware, segurança digital, programação e projetos.

Já as opções em nuvem são mais fáceis de serem hospedadas e possuem custo-benefício mais interessante. Empresas como a Amazon e VTEX utilizam essa modalidade de infraestrutura. Normalmente, plataformas SaaS já possuem a parte de infraestrutura bem resolvida, o que facilita muito as marcas que optarem por este tipo de plataforma.

Voltar para o blog

Deixe um comentário