Acessibilidade

Os ambientes virtuais quebraram barreiras com a possibilidade de levar até as pessoas os mais diversos assuntos, produtos e conteúdos. A internet fez com que fosse possível muitas conexões e facilitou processos tornando-os mais cômodos para o consumidor. O e-commerce é uma grande prova disso.

Quando falamos de acessibilidade digital, estamos nos referindo ao processo de tornar produtos digitais (sendo eles websites, textos ou aplicativos) acessíveis para todos, independentemente das deficiências ou limitações que possam vir a possuir.

Porém, ainda há um caminho longo a ser percorrido. Mesmo com 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, é estimado que apenas 2% dos sites no país se preocupam com acessibilidade digital.

A maioria dos websites ainda não está preparado para ser acessível às pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Isso não acontece por falta de tecnologia ou informação, mas por barreiras de mentalidade e atitudes exclusivas que limitam o desenvolvimento de plataformas e conteúdos digitais a um único padrão de pessoa, sem diversidade funcional ou sensorial.

Se você possui um negócio e tem presença significativa na internet, mas nunca refletiu sobre isso, talvez esteja na hora de trabalhar com um olhar mais empático e se colocar no lugar destas pessoas.

Faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • Qual a experiência que uma pessoa cega ou com baixo índice de visão tem ao comprar no meu site? 
  • E as pessoas que não sabem ler, conseguem encontrar o que precisam? Meu site é acessível para as pessoas que não são nativas digitais? 
  • E para as pessoas com mobilidade reduzida? 

Se as respostas não forem satisfatoriamente inclusivas, está na hora de adaptar seus canais.

Um ótimo exemplo que pode tornar seu e-commerce e conteúdo mais acessível são as Tecnologias Assistivas, que são grandes aliadas da inclusão e auxiliam pessoas com deficiência a ter autonomia e independência na hora de navegar em um site. 

Capacidades da Tecnologia Assistiva: 

  • Traduzir um conteúdo para línguas de sinais (no Brasil a linguagem de sinais é chamada de LIBRAS); 
  • Leitores de tela que narram o conteúdo para pessoas com deficiência visual;
  • Comando por voz para pessoas com limitações motoras;
  • Entre outros.

Para fazer com que seus portais e produtos sejam acessíveis, o código da sua loja precisa ter os princípios básicos de acessibilidade. Além disso, a utilização de ferramentas pode facilitar o início da implementação de práticas mais acessíveis.

Voltar para o blog

Deixe um comentário