A ascensão do Community Commerce no Varejo

A ascensão do Community Commerce no Varejo

Nos dias 12 e 13 de Abril, aconteceu o VTEX Day, evento anual de comércio eletrônico organizado desde 2013, pela empresa líder no ramo de plataformas de e-commerce, a VTEX. A feira consolida a América do Sul como precursora da transformação digital no polo internacional dos grandes eventos. 

Como CEO e Founder da Codeby, a Keyrus Company, estive presente no evento conferindo inúmeros conteúdos, tendências e ações feitas pelos expositores na feira. 

Uma das principais tendências que me chamou atenção foi o Community Commerce, ou “E-commerce Comunitário”, como foi apresentado pela Daniela Okuma, Head of Sales para E-commerce Retail do TikTok Brasil.

Com o desenvolvimento da tecnologia e a influência de canais de redes sociais no mercado, fez-se uma grande oportunidade para que empreendedores criativos pudessem evoluir seus negócios. Com o Community Commerce, é possível que os usuários passem a criar junto das marcas.

Conheça o Community Commerce

Você com certeza já ouviu falar em Social Commerce, uma estratégia que descreve bem o crescimento rápido do varejo com a ajuda do social media, envolvendo mecanismos como mídia paga.

Em contraposição, o Community Commerce é um pouco mais restrito. Ou seja, fala de uma noção de conteúdo que entretenha e seja atraente, e que por acaso apresenta marcas.

É um novo nível do marketing boca a boca, orientado pelos próprios criadores que assumiram plataformas como o TikTok, acarretando uma nova oportunidade para se criar conteúdo nas redes sociais, de uma maneira mais autêntica ao seu nicho.

Há grande potencial para que marcas possam captar o público envolvendo-os em assuntos e tendências criativas. Infiltrando-se em comunidades, de maneira que possam oferecer aos consumidores uma troca genuína de valores.

Em outras palavras, a base do Community Commerce é influenciar a compra através das redes sociais. 

Recentemente, houve um grande movimento no TikTok, onde influenciadores digitais chamados popularmente de “Booktokers” passaram a compartilhar resenhas de suas leituras infanto-juvenis. Essa onda influenciou diretamente nas vendas de livros da categoria, oferecendo um exemplo bastante claro sobre o funcionamento do Community Commerce atualmente.

O impacto do Community Commerce para as Vendas

No White Paper publicado pela WARC, afirma-se que com a disrupção do uso das redes sociais para vendas, é comum que a experiência de compra do consumidor passe a ser menos planejada, tornando-se algo mais natural e espontânea.

É aí que aparece a grande influência do Community Commerce nas Vendas, como principal fator de mudança na tomada de decisão do consumidor.

A tendência anterior, era que compras fossem planejadas, consideradas e determinadas antes que o consumidor entrasse no ambiente de venda. Diferente disso, a falta de planejamento prévio é resultado da exposição aos estímulos do produto, trazendo ao comprador lembranças de seus desejos e necessidades.

Isso demonstra como o Community Commerce está refém das reações mais emocionais, porque através do conteúdo é possível gerar impacto imediato no comportamento e influenciar a compra do consumidor. 

O estímulo das redes sociais, oferece no Community Commerce uma estratégia poderosa para marcas que buscam crescer através de compras.

O Community Commerce é um novo modo de venda, além de uma nova maneira que as marcas encontraram para contar suas histórias. É uma grande tendência que, com certeza, merece ser mantida em evidência.



Caso tenha alguma dúvida ou insight sobre Community Commerce, sinta-se livre para deixar uma mensagem na área de comentários logo abaixo.

Até a próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário