Como a Inteligência Artificial está influenciando a Sociedade

Como a Inteligência Artificial está influenciando a Sociedade

Imagine o quão irônico pode ser uma criação substituir seu criador? Parece até uma distopia que há pouco tempo só era real em filmes e livros de sci-fi. 

Mas a realidade é que um estudo previu que aproximadamente 50% dos empregos nos Estados Unidos provavelmente serão automatizados até 2030. 

Os dados podem ser um tanto surpreendentes, talvez até um pouco assustadores – imagine só a realidade onde os robôs vão tomar conta dos nossos empregos. Mas ainda assim, temos que admitir que é fascinante, não é mesmo?

A verdade é que ainda é muito improvável que computadores possam pensar sozinhos. Isso porque uma Inteligência Artificial pode copiar o modelo técnico de como um ser humano pensa, porém, ainda falta o essencial: sentimentos.

Hoje é impossível que uma máquina replique sentimentos. Copiar redes neurais de um cérebro com a ajuda de algoritmos faz com que seja fácil para uma máquina possuir inteligência de soluções específicas. Porém, o que nos move são emoções, e isso ainda não pode ser replicado artificialmente. 

Muito embora IA seja uma tendência importante e complexa, ela também pode ser uma grande aliada para o futuro de muitas áreas.

Assim como tudo na vida do ser humano está em constante evolução, há impactos que podem ser positivos ou negativos dentro da sociedade para cada uma das mudanças que enfrentamos no cotidiano. 

Com a Inteligência Artificial é a mesma coisa. 

Como alguém que acredita em inovação e amante da tecnologia, eu gosto de acreditar que a IA chegou como uma evolução otimista e boa, mas que independente das possibilidades, há sempre desafios a serem enfrentados.

Alguns desafios que a Inteligência Artificial oferecerá no futuro

Como eu mencionei lá no início do artigo, uma grande porcentagem dos empregos será automatizada em um futuro próximo, trazendo um grande desafio aos seres humanos para se redescobrir em questões de novas responsabilidades, habilidades e inovação. 

Outra questão é garantir que a IA não se torne tão evoluída a ponto de ser 100% independente em seu trabalho, tornando-se tão proficiente no objetivo para o qual foi projetada que acabe ultrapassando os limites éticos ou legais.

Este é um desafio hipotético, é claro, mas é importante lembrar que a intenção da criação de IAs é a de beneficiar a humanidade, porém se a máquina optar por alcançar o objetivo de maneira destrutiva (porém eficiente), isso trará um impacto extremamente negativo para a sociedade.

Os algoritmos da Inteligência Artificial precisam ser construídos para estarem sempre alinhados com os objetivos gerais dos humanos.

Porém, algoritmos de inteligência artificial são alimentados por dados. 

À medida que mais e mais dados são coletados a cada minuto do dia de cada pessoa, nossa privacidade fica comprometida. Se empresas e governos decidirem tomar decisões com base nas informações que coletam sobre você, isso pode se transformar em opressão social.

Como eu disse, gosto de ser otimista e pensar que as mudanças trarão benefícios à humanidade.

Conquistas positivas que a Inteligência Artificial trouxe

Uma das coisas mais positivas que a Inteligência Artificial pode trazer para a humanidade é a otimização da nossa eficiência em nossos trabalhos cotidianos. 

Muito embora nós, quanto seres humanos tenhamos toda a parte boa ligada às nossas emoções… As máquinas podem realizar tarefas perfeitas repetitivamente, melhorando o desempenho da nossa força tarefa em atividades corriqueiras.

Assim, equipes de trabalho poderão ter melhores resultados a partir de uma qualidade de vida profissional mais satisfatória.

Com melhores recursos de monitoramento e diagnóstico, a AI pode influenciar também na saúde. Melhorando instalações de saúde e organizações médicas e reduzindo custos operacionais, levando a economia de dinheiro. 

Uma estimativa do McKinsey prevê que big data pode economizar medicamentos e produtos farmacêuticos em até US$ 100 bilhões anualmente. 

Estas são algumas das mudanças positivas que a AI pode trazer, agora imagine dentro de áreas como a Educação, o quanto o cenário pode ser uma grande revolução.

Inteligência Artificial  ainda é um termo que pode oferecer a sensação de ficção científica. Porém, é uma realidade cada vez mais comum, além de uma solução bastante benéfica para melhorar o desempenho do nosso trabalho.

Vale sempre buscar novos conhecimentos não apenas sobre IA, mas sobre cada uma das novas tendências tecnológicas que surgem em meio a transformação digital. Apenas desta forma saberemos o que esperar do nosso futuro.

Até a próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário