Como o Omnichannel impacta na inovação dos canais digitais

Como o Omnichannel impacta na inovação dos canais digitais

Inovar é sempre a chave para trazer novos resultados para os negócios.

Nos últimos anos, empresas de todos os ramos tiveram de enfrentar inúmeros desafios para vencer as mazelas trazidas pelas dificuldades da crise de saúde mundial. 

Dentre os desafios, repensar as estratégias trouxe a oportunidade de negócios oferecerem experiências integradas de compra com oportunidades de evolução e bons resultados.

O omnichannel tem se destacado cada vez mais para estreitar a relação entre online e offline, aprimorando a experiência do consumidor que está gradualmente procurando opções mais rápidas, seguras e convenientes de compra.

O conceito omnichannel trata-se de uma estratégia que adota diversos meios de compra e atendimento, integrando-os para proporcionar ao consumidor uma experiência que não tenha diferenças entre canais online e offline, oferecendo contato mais completo com a marca. 

Essa tendência é uma evolução do conceito multicanal. Com o omnichannel é possível integrar lojas físicas, virtuais e explorar as possibilidades também em outros canais como aplicativos móveis, redes sociais e diversos outros. 

Vale lembrar que o omnichannel não é utilizado apenas com o objetivo de vendas; o foco principal é o cliente, portanto fatores relacionados a toda a jornada do cliente devem ser levados em consideração.

Não é à toa que este conceito vem se tornando uma tendência promissora no mercado, principalmente entre empresas que focam sua estratégia na unificação da experiência do cliente.

Conheça Três Maneiras de Estruturar uma Estratégia Omnichannel

Para colocar a estratégia de Omnichannel em prática, é importante se atentar que a inovação vai muito além do marketing. A prática deve partir dos processos e até mesmo da cultura dos próprios colaboradores da empresa de maneira que vise resultados positivos e satisfatórios.

É importante abordar pelo menos cinco pilares para fazer com que a estratégia dê certo, são eles:

  • Tecnologia;
  • Logística;
  • Atendimento;
  • Treinamento;
  • Marketing.

Com isso, podemos considerar as três opções para estruturar as estratégias de omnichannel dentro da operação..

1. Entrega direto da loja

Se uma marca possui tanto operações físicas e online, o omnichannel pode ser uma solução para gerar mais vendas nas lojas físicas e diminuir custos com logística, uma vez que a unificação dos estoques possibilita compras mais facilitadas, dando a opção do cliente receber seu produto em poucas horas.

Seu e-commerce pode vender produtos diretos das lojas físicas, conseguindo entregar com mais agilidade para os clientes, aumentando o seu catálogo e disponibilidade de produtos ativos, oferecendo assim uma melhor experiência para o cliente.

2. Retirada com Clique e Colete

Com seus estoques de lojas físicas conectados ao seu e-commerce, sua empresa também pode fazer vendas online para seus clientes retirarem em uma loja física próxima da sua localização. 

É um processo simples de compra que é muito utilizado nos dias atuais. No momento de selecionar a entrega, seu cliente pode escolher entre uma opção de entrega ou retirar na loja. 

A Lojas Americanas, por exemplo, aprimorou seus serviços de entrega com a unificação do estoque e agora permite que o seu cliente compre e retire na loja no mesmo dia, oferecendo mais agilidade ao consumidor em receber seu produto em menor tempo.

Este tipo de estratégia ficou conhecida como pick-up store e possui entre as vantagens redução de gastos com frete, otimização do tempo de entrega, aumento de vendas nas lojas físicas — já que é possível tentar realizar uma venda adicional no momento que o cliente vai até à loja retirar seu produto. 

Também é possível perceber aumento na taxa de conversão na loja online, uma vez que sua marca começa a atender necessidades específicas e um novo perfil de cliente que pode querer ter mais contato com sua marca.

3. Troca e Devolução

Não importa se o seu cliente comprou online ou offline, sua loja precisa atender ele da mesma forma em qualquer canal. 

Apesar de ser o ideal, realizar trocas e devoluções que funcionem no formato omnichannel exige regulamentações fiscais que aumentam a complexidade da operação, principalmente se sua empresa trabalha com o modelo de negócio de franquias.

O omnichannel não é só uma tendência para as empresas, mas uma preferência cada vez mais requisitada pelo consumidor, que procura gradualmente por opções cômodas, personalizadas e imediatas. Por isso, plataformas de e-commerce que possibilitam a integração de canais, já possuem soluções tecnológicas para facilitar esse processo burocrático e tornar a informação acessível tanto para sua operação offline quanto online.

Se a intenção da sua empresa é ter uma operação omnichannel funcionando, vale a pena investir em plataformas e tecnologias omnichannel que serão capazes de integrar seu estoque, fluxo de caixa, meios de pagamento entre outros processos para concentrar suas operações em um mesmo sistema. 

 

Estas são três maneiras muito positivas que podem agregar na inovação dos seus canais digitais. 

 

Para saber mais sobre o assunto e muitas outras estratégias que podem alavancar seus negócios, eu te convido para conhecer o meu livro Universo do E-commerce, um guia feito especialmente para profissionais que se interessam ou já operam canais digitais e desejam conhecer novas técnicas para aprimorar sua operação. 

Você pode adquirir o livro na versão física ou digital através do site da Amazon clicando aqui.

Se você tiver alguma dúvida ou insight sobre Omnichannel, deixe seus comentários na área abaixo.

Até a próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário