Com a digitalização em seu auge, inúmeras soluções inteligentes estão surgindo. Dentre elas, os Chatbots têm ganhado cada vez mais destaque dentro das empresas do varejo.
Chatbots, ou seja, softwares que conversam perfeitamente com as pessoas visando a qualidade positiva do atendimento ao consumidor, suprindo suas necessidades com rapidez e eficiência.
Criados diante da evolução da transformação digital, os Chatbots surgiram por conta da alta demanda por respostas imediatas no processo de Customer Service. Essa solução trouxe a possibilidade de as empresas reduzirem seus custos operacionais e melhorarem cada vez mais o atendimento ao cliente, a partir da maior capacidade de respostas.
Para se trabalhar com chatbots em sua operação, a Surfe e a TakeBlip se juntaram para compartilhar alguns passos necessários para que haja a estratégia digital possa ser definida pela sua força de trabalho, são eles:
- Entender a persona e estabelecer o tom e voz da marca;
- Entender sobre a importância de integrar os canais de comunicação da empresa;
- Compreender o melhor chatbot para seu tipo de negócio;
- Aprender como utilizar o chatbot da marca em diferentes etapas do funil;
- Saber identificar um canal de relevância para o cliente.
Lembre-se: o chatbot nada mais é do que um software de computador que utiliza a Inteligência Artificial para conduzir conversas com pessoas através de mensagens de texto ou de voz.
Grande parte das plataformas de chatbot oferecem a possibilidade de desenvolver e personalizar a ferramenta de maneira que atenda uma base de clientes específica.
Vencer a insegurança diante de uma solução automatizada pode ser um grande desafio, por isso encontrar os meios para que a implementação seja um sucesso requer algumas dicas.
Confira 5 dicas para implementar Chatbots em sua Estratégias Digital
Possuir atendimento ao cliente 24 horas por dia faz parte faz parte de uma estratégia de Customer Service de sucesso. Investir no baixo custo e em uma maneira de comunicação mais humanizada é possível com o uso de chatbots.
Para isso separei 5 dicas para implementar Chatbots com sucesso:
É importante programar seu bot para um atendimento simples e natural, sem que pareça robótico e programado.
A intenção do chatbot é parecer que o atendimento está sendo feito por uma pessoa, então ao implementar a solução, programe mensagens sem deixar de oferecer suporte de atendimento de um agente humano após o contato.
Identidade visual é sempre uma boa opção para deixar marcado na visão do consumidor quem é a sua marca, através de logo e cores de branding.
Representação visual do chatbot também é importante nesse processo porque vai ajudar a personalizar o atendimento, e como bônus, vai contribuir positivamente no branding da marca da empresa. Em alguns casos, chatbots até mesmo possuem nomes como a Nat, da Natura.
É importante que sua equipe identifique a necessidade de planejar o desenvolvimento de um chatbot para a implantação na operação. Não é porque a ferramenta tem se tornado popular, que se tornou também uma obrigação.
Como todo investimento tecnológico, é importante planejar e compreender a fim de oferecer a melhor experiência ao usuário, definindo como o bot irá interagir, qual será sua personalidade e quais dúvidas mais comuns serão recebidas, qual público entrará em contato todos os dias.
Para ter absoluta certeza de que todos os seus consumidores terão a melhor experiência de atendimento e suporte, é importante garantir que sempre haverá um time especializado operando.
Isso deve acontecer mesmo que a maioria dos atendimentos seja resolvido através dos bots, até porque o próprio chatbot deve ser capaz de avaliar através do aprendizado com as conversas, quando o problema do consumidor não for solucionado. A partir daí, deverá oferecer o atendimento através de um agente humano.
Muito embora haja esforço para que o atendimento soe naturalmente e se pareça com um ser humano em atendimento, a intenção não é enganar o consumidor.
Por conta disso, é importante esclarecer desde o início que quem está prestando o atendimento é um robô, e não um humano, e vice-versa.
Essas são 5 dicas que podem ajudar sua estratégia digital a operar com sucesso fazendo o uso de chatbots para o atendimento de suporte ao consumidor.
É importante se lembrar que novas estratégias de Customer Experience estão cada vez mais populares excepcionalmente porque o comportamento do consumidor se tornou mais exigente. Com isso, chatbots são uma nova maneira de oferecer atendimento humanizado e satisfatório ao seu público.
Para mais conteúdos sobre estratégia e tendências digitais, acesse meu blog ou confira minha Newsletter no Linkedin.
Se tiver alguma dúvida ou insight sobre chatbots, deixe uma mensagem na área de comentário aqui abaixo!
Até a próxima!!