Conheça 3 metodologias para desenvolvimento de Software

Conheça 3 metodologias para desenvolvimento de Software

Seguir uma metodologia é sempre um passo comum para se obter sucesso em um produto final. 

Quando falamos sobre desenvolvimento de software, isso não é muito diferente, afinal estes sistemas desempenham papel dominante no cotidiano da população, fazendo com que seu funcionamento seja fundamental. 

Assim, para gerir um projeto de maneira eficiente, é necessário escolher uma metodologia de desenvolvimento software que seja adequada, de acordo com seus pontos fortes e fracos. 

E eu sei que desenvolver pode ser um grande desafio de muitas maneiras, mas um dos maiores desafios é saber gerenciar todos os diferentes estágios da programação. 

Você pode usar inúmeros métodos para desenvolver softwares de produtos, apps mobiles, websites, etc.

Porém, compreender a diferença entre as metodologias de desenvolvimento de software pode ajudá-lo a determinar qual é o melhor caminho para você neste momento, e no futuro.

Conheça 3 metodologias que são primordiais para o Desenvolvimento de Softwares:

 

  • PMBOK

Tecnicamente, PMBOK não é uma metodologia, mas uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas. Não é considerado uma metodologia porque fornece uma visão geral, ou seja, uma coletânea de melhores práticas.

E por ser bastante útil, resolvi colocá-la aqui.

Basicamente, dentro do PMBOK os projetos são executados por pessoas e com limitações de recursos, então acabam por ser planejados, executados e controlados ao longo do ciclo de vida. Em outras palavras, podemos dizer que os projetos diferem dos processos e das operações – que são contínuas e repetitivas.

 

  • Scrum

Scrum é uma das metodologias mais populares para desenvolvimento de Software. Visa a realização de projetos a partir de pequenos ciclos de atividades chamadas de “Sprint”.  Cada ciclo de atividade é planejado previamente, e possui um período predefinido onde cada tarefa tem seu responsável definido. 

Esse método permite potencializar o trabalho de equipes, comumente usado pela área de tecnologia onde o foco em produção e prazos costuma ser mais regrado. A grande vantagem é oferecer a possibilidade de responder às altas demandas e corrigir quaisquer problemas durante o processo a partir de cada Sprint.

 

  • Lean

Traduzindo ao pé da letra, o termo “Lean” pode ser compreendido como “enxuto”. O nome diz muito sobre o que o método sugere: uso apenas dos recursos necessários para a realização de uma determinada tarefa, etapa, ou processo, sem que haja desperdícios.

Essa metodologia oferece inúmeros benefícios tais quais a identificação e eliminação de desperdícios. 

A partir de princípios claros, dentro desta cultura, é possível otimizar o tempo e aumentar a produção.

 

Estas são três opções para metodologias inteligentes de desenvolvimento de Software que poderão ajudá-lo a trabalhar de maneira mais organizada. 

Caso tenha algum insight, dúvida ou comentário sobre desenvolvimento de Softwares, comente abaixo!

Até a próxima.

Voltar para o blog

Deixe um comentário