Conheça algumas KPIs que podem ajudar a mensurar seus Canais Digitais

Conheça algumas KPIs que podem ajudar a mensurar seus Canais Digitais

KPIs (Key Performance Indicator) são os Indicadores-Chave de Desempenho, ou seja, métricas que são observadas como valores quantitativos em um negócio.

São a melhor maneira de analisar resultados, pois apresentam através de números, a efetividade de cada uma das ações da empresa, e se estas estão alcançando o desejado.

Para escolher bons KPIs para sua empresa, é preciso entender que serão eles os responsáveis por medir a performance de cada um dos objetivos traçados dentro da sua empresa, por isso precisam estar profundamente ligados a esses objetivos.

Conheça algumas KPIs que vão te ajudar a mensurar seus Canais Digitais:

  • ROI

ROI é abreviação do inglês Return on Investment, ou seja, Retorno do Investimento. Basicamente, o ROI é a métrica que permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha de acordo com os investimentos que são feitos em cada um dos diferentes canais. 

Assim, fica mais fácil identificar quais investimentos fazem sentido para seus negócios e melhorar os que podem performar ainda melhor. 

O ROI é calculado de maneira simples. Você precisará dividir sua Receita Bruta do investimento, pelo custo do investimento multiplicando por 100%. Veja a fórmula abaixo:

Receita Bruta do investimento / Custo do investimento * 100%

  • CAC

Custo de Aquisição de Cliente é uma métrica muito utilizada para saber o quanto está sendo gasto para trazer um novo cliente para o seu negócio. Essa métrica está relacionada também com a mensuração da lucratividade e o tempo necessário para se ter retorno sobre o investimento de suas ações.

  • LTV

O LTV, LifeTime Value, ou Valor de Tempo de Vida, é a previsão do lucro líquido atribuído a todo relacionamento futuro com um cliente. Essa é uma métrica muito valiosa, que permite à empresa entender suas vendas recorrentes, e tem como objetivo justificar o investimento em marketing.

Quando se tem controle do LTV, a empresa é capaz de controlar o CAC, fazendo com que o custo seja diluído com o passar do tempo. 

Para calcular o LTV, veja a fórmula abaixo:

LTV = Ticket médio das vendas * Número de compras do cliente ao longo do tempo


Estes são alguns dos principais KPIs que podem ajudá-lo a mensurar seus canais digitais, facilitando o acompanhamento da evolução de suas estratégias e necessidade de alterações nas mesmas.

Para saber mais sobre o assunto e muitas outras estratégias que podem alavancar seus negócios, eu te convido para conhecer o meu livro Universo do E-commerce, um guia feito especialmente para profissionais que se interessam ou já operam canais digitais e desejam conhecer novas técnicas para aprimorar sua operação. 


Você pode adquirir o livro na versão física ou digital através do site da Amazon clicando aqui.


Se você tiver alguma dúvida ou insight sobre KPIs ou Canais Digitais, deixe seus comentários na área abaixo.


Até a próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário