No mundo do empreendedorismo, há diversas etapas que definem o processo de abertura de um negócio. Uma reflexão essencial para um funcionamento de sucesso, é saber definir qual modelo de negócio sua empresa vai seguir em nome de oferecer valor para o seu cliente.
Há diversos modelos de negócios pelo mercado afora, eu mesmo já experimentei aplicar alguns dentro da minha empresa.
O interessante foi que com isso, recebi um grande aprendizado – muitos desses modelos não deram certo justamente por não se adequarem aos objetivos que tínhamos no momento, porém, foram benéficos para que eu pudesse tomar melhores decisões até encontrar o modelo certo.
Para quem está iniciando uma empresa, é necessário dar atenção ao modelo de negócio quanto um item de importância que irá definir seu negócio, desde a experiência que entregará ao cliente, até a maneira como ele perceberá valor naquilo que sua marca oferece.
Muito embora não seja regra que o modelo de negócio seja definido antes do início das operações dos seus negócios, minha sugestão quanto CEO é que quanto antes isso esteja alinhado, mais eficiente será sua empresa.
Quais são os principais Modelos de Negócio?
Existe uma infinidade de modelos de negócios utilizados no mercado e isso acontece porque eles se adaptam e renovam ao longo do tempo, surgindo constantemente novas formas de fazer negócios.
Quando pensamos no contexto digital, estes modelos de negócio sofrem uma adaptação óbvia por se tratarem de um ambiente diferente, mas mantêm algumas características de estruturação que são bastante conhecidas por quem é familiarizado com o mercado de varejo.
Conheça alguns dos mais importantes modelos de negócios:
O mais popular entre as empresas, Business to Customer significa “Empresa para o Consumidor”. Baseia-se na venda direta de produtos ou serviços para o consumidor final, ou seja, pessoas físicas.
A marca não necessariamente fabrica os produtos que vende, podendo trabalhar e lucrar com revenda.
É assim que empresas que optam por esse modelo de negócio lucram, já que vendem produtos em baixo volume para uma grande quantidade de clientes, dessa forma conseguem maiores margens capazes de cobrir os custos de revenda.
Para obter sucesso no modelo B2C, a empresa precisa ter controle sobre os custos e capacidade dos canais de entrega, pois a logística da operação está diretamente relacionada à satisfação do cliente.
Ao contrário do modelo B2C, cujo consumidor final são pessoas, neste modelo os produtos e serviços são vendidos diretamente para outras empresas, por isso o nome “Negócio para Negócio”.
Neste modelo de negócio, uma característica que envolve os clientes B2B são as demandas maiores e de maior complexidade, exigindo processos comerciais mais longos e personalizados, resultando muitas vezes em parcerias de médio e longo prazo.
Empresas que praticam esta modalidade de negócio podem ter formatos mistos, como indústrias que vendem unicamente para outras empresas utilizando canais online, ou distribuidoras que realizam revenda em seu portfólio online.
Também é possível trabalhar com modelos de vendas mais simples como Self-service, e mais complexos como Workforce.
- D2C (Direct to Consumer)
Diferente do B2C, no modelo D2C, ou Direto ao Consumidor, a empresa é detentora do meio de produção e logística da sua operação, sem necessidade de passar por revendedores e/ou distribuidores para chegar até o cliente, entregando custos mais baixos para o consumidor final.
É um tipo de estratégia que vem ganhando destaque no meio digital por facilitar a conexão entre empresas e clientes finais.
No D2B o processo de venda é menor, afinal, não possui representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas. Porém, por outro lado, a empresa fica responsável por todos os custos, o que pode envolver desde logística até aquisição e retenção de clientes.
Estes são alguns dos principais Modelos de Negócio que encontramos em empresas hoje.
Para saber mais sobre o assunto e muitas outras estratégias que podem alavancar seus negócios, eu te convido para conhecer o meu livro Universo do E-commerce, um guia feito especialmente para profissionais que se interessam ou já operam canais digitais e desejam conhecer novas técnicas para aprimorar sua operação.
Você pode adquirir o livro na versão física ou digital através do site da Amazon clicando aqui.
Se você tiver alguma dúvida ou insight sobre Modelos de Negócios, deixe seus comentários na área abaixo.
Até a próxima!