D2C - Direct to Consumer

D2C - Direct to Consumer

O modelo Direct to Consumer (Direto ao consumidor), ou D2C, é muito utilizado pelas indústrias que vendem diretamente ao consumidor final.

Diferente do B2C, no modelo D2C a empresa é detentora do meio de produção e logística de sua operação, sem a necessidade de passar por revendedores e/ou distribuidores para chegar até o cliente e consequentemente consegue entregar custos mais baixos para o consumidor final.

Esse tipo de estratégia vem crescendo no meio digital, já que os canais de venda digitais facilitam a conexão entre empresas e clientes finais. Também serve como uma vantagem para as indústrias que atuam online, uma vez que o comportamento do consumidor pode ser transformado em dados, permitindo testar e aprimorar seus produtos, suas ofertas e a operação na totalidade.

32 Modelos de Negócios Uma das características mais importante do D2C é a diminuição do processo de venda, já que elimina intermediários como representantes, franquias, distribuidores ou lojas físicas.

Por outro lado, a empresa fica responsável por todos os custos podendo envolver desde logística até a aquisição e retenção de clientes

Voltar para o blog

Deixe um comentário