Full Commerce

de Fellipe Guimarães em October 08, 2022

Você já deve ter ouvido falar do Full Commerce, um modelo de negócio onde o empreendedor terceiriza toda a parte de planejamento, logística, atendimento ao cliente, meios de pagamento, segurança digital, operação, entre muitas outras atividades relacionadas a operação de um e-commerce.

Na logística, o Full Commerce lida com o armazenamento e forma de en- trega ao cliente, demandas relacionadas à recepção, estocagem, despacho, contato com transportadoras. Troca e devoluções também são responsabi- lidades da empresa parceira.

Trabalhar com o Full Commerce é indicado para marcas que não querem investir em uma equipe interna para focar na operação do seu canal digi- tal, e opta por contratar uma empresa parceira para fazer todo o processo relacionado a logística ou outras operações do seu e-commerce.

As vantagens desta estratégia é ter mais agilidade nas operações da sua loja online, fácil monitoramento de canais e melhor solução de problemas. Sua empresa também economiza na logística e na contratação de pessoas. Outra vantagem é de poder contar com especialistas em cada área específica do seu e-commerce e tendo mais eficiência tecnológica e otimização dos resultados.

Apesar de ser uma estratégia que o ponto principal é a comunicação ali- nhada entre as áreas, a desvantagem é que sua empresa não tem o controle, ficando totalmente dependente deste parceiro. Se em algum momento sua empresa decidir internalizar a operação, os processos precisarão ser cons- truídos do zero.

DE VOLTA AO TOPO