Geo Facing

Geo Facing

Lembro-me da primeira vez que ouvi falar sobre Geo Facing. Era uma final de campeonato de futebol e a Marca X colocou uma campanha em todo o estádio, promovendo um desconto de camisetas dos times que iriam jogar para os torcedores antes de começar a partida. Já a Marca Y, promoveu seu desconto (que era maior que da Marca X) online, enviando a promoção diretamente para o aparelho dos usuários que estavam dentro do estádio, alertando-os antes que pudessem realizar a compra na loja da Marca X, quem será que gastou menos com mídia neste dia?

E como isso funciona? É simples, as duas Marcas, X e Y, tinham aplicativos no Android e iOS. Com a geolocalização ligada, foi possível rastrear onde os usuários estavam e definir uma determinada zona geográfica para que, quem estivesse dentro desta zona recebesse uma notificação push com o desconto, encaminhando para as lojas.

Se você utiliza o aplicativo Waze, já deve ter visto alerta de lojas próximas, oferecendo promoções e benefícios dentro do app.

Basicamente, a geo facing é o uso de tecnologias que permitem estabelecer um perímetro geográfico virtual do usuário, exemplo dessas tecnologias são: radiofrequência (RFID), sistema de posicionamento global (GPS), an- tenas de celulares e até mesmo Wi-fi.

É possível utilizar esta estratégia no marketing, como na situação que compartilhei acima, além do monitoramento de frotas e equipes externas acompanhando o deslocamento e execução de atividades, ou automação de empresas, casas e escritórios.

Voltar para o blog

Deixe um comentário