A importância do storytelling para os negócios

A importância do storytelling para os negócios

A melhor forma de alcançar outro indivíduo é através de histórias onde o outro possa se identificar. 

Quando ouvimos a história de um grande empresário, ou o início da trajetória de uma empresa, geralmente nos atentamos ao desenrolar do enredo, captando elementos que surtem diferentes sentimentos em nós.

Dentro deste desenvolvimento todo está o Storytelling, que em português significa narrativa. Para os negócios, o Storytelling é mais do que uma narrativa, mas uma prática para histórias utilizando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores, visando transmitir mensagens de uma forma única.

Mas o que isso tem a ver com os negócios?

O storytelling além de ser uma ótima estratégia para marketing, também é uma ferramenta muito poderosa que pode ser utilizada para os negócios, reforçando a identidade de marcas duradouras.

Uma marca que consegue gerar propósito através da sua narrativa, é uma marca que tem maior probabilidade de conquistar a lealdade de seus consumidores, além de ganhar mais destaque no mercado. 

Por isso que o storytelling é um elemento a mais para os negócios, muitas vezes podemos pensar que o produto ou um serviço ideal são a solução, mas o que a empresa precisa é de algo mais.

Conheça 4 motivos pelos quais o Storytelling é importante para os seus negócios

Histórias bem contadas fazem toda a diferença no mundo dos negócios, especialmente em processos de vendas. Consumidores buscam por histórias onde eles possam se ver representados, que servem como demonstração de liderança e gerenciamento. 

Para representar isso, separamos 4 motivos para que você saiba identificar por que o Storytelling é importante para os negócios.

  • Transpassar maior entendimento dos seus negócios
  • A parte mais importante da identidade da sua empresa é a cultura, seus valores, sua missão. Muitas vezes pode ser difícil de transparecer isso sem que as pessoas sejam parte da equipe de trabalho e por isso o Storytelling consegue auxiliar seus negócios a criar essa conexão entre sua marca e o consumidor, fazendo com que possa entender como a companhia funciona e pelo que vocês trabalham. 

  • Compartilhar sua experiência
  • Utilizar o Storytelling da maneira correta para contar sua experiência na trajetória como empreendedor é uma ótima prática para mostrar o sucesso dos seus produtos e serviços. Quando você compartilha seus próprios cases de sucesso, o público se sente parte da sua trajetória na dificuldade até o sucesso. 

    Mostrar o outro lado antes do sucesso faz parte de uma história realista, onde uma pessoa se torna mais humana e o consumidor pode se identificar com maior facilidade, podendo identificá-lo como líder e pessoa a quem admirar.

  • O público compreende sua mensagem
  • É importante manter o relacionamento com o seu público através de histórias memoráveis, que possam transpassar emoções. Isso porque são histórias que vão capturar a atenção das pessoas por um período de tempo mais longo, não dados e estatísticas. 

    Uma narrativa fará com que seu público preste atenção, e se aproveitar das estratégias de storytelling fará com que seu consumidor em potencial busque insights na sua marca para se beneficiar dos seus produtos ou serviços. Quando essa pessoa se tornar cliente, será muito mais fácil manter um relacionamento duradouro.

  • Falar sem parecer um discurso Comercial
  • Muitas vezes, se promover pode acabar tendo um tom muito pejorativo para o público. Porém, quando utilizamos técnicas de storytelling, principalmente nos Negócios e utilizando do Marketing de Conteúdo, é possível que a história da sua empresa ganhe uma voz diferente de um discurso comercial.

    Usando a estratégia correta, é possível falar sobre seu produto ou serviços, os benefícios apenas contando uma história sobre como as pessoas podem se identificar com ela. 

    Um ótimo exemplo de marca que usa muito bem o Storytelling a seu favor é a Coca-Cola. A força da narrativa é tão grande que levou a companhia a desenvolver uma campanha com o nome “A Fábrica de Felicidade”.

    Assista o vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=ohLN5OkPeOQ 

     

    Por isso, é importante darmos atenção ao storytelling, e passarmos sempre a colocarmos em prática essa estratégia em nosso cotidiano dos negócios.

    Além de  outras práticas estratégicas que te ajudam a alavancar sua operação, você também pode encontrar outros artigos de tecnologia e negócios no meu blog clicando aqui.

    Caso você tenha algum insight ou dúvida sobre Storytelling para os Negócios, aproveite para mandar uma mensagem na área de comentários aqui abaixo.

     

    Até a próxima!

    Voltar para o blog

    Deixe um comentário