Inteligências Artificiais que vão mudar o cenário da Programação

de Fellipe Guimarães em February 22, 2022

Já pensou que com a digitalização em constante ascensão, muitos cargos podem ser substituídos pela tecnologia? 

O engraçado é que atualmente, isso é possível para praticamente todos os setores do mercado – incluindo o de Programação.

Em 2021, o GitHub anunciou sua própria Inteligência Artificial, o GitHub Copilot, que promete auxiliar o trabalho de programação complementando códigos para desenvolvedores que utilizam Visual Studio Code, Neovim e IDEs do JetBrains.

Isso fez com que a GitHub se tornasse a única companhia responsável por criar um software que gera código sozinho. 

Imagine o quão irônico pode ser uma criação substituir seu criador? Parece até uma distopia que há pouco tempo só era real em filmes e livros de sci-fi. 

Mas a realidade é que um estudo previu que aproximadamente 50% dos empregos nos Estados Unidos provavelmente serão automatizados até 2030. 

Os dados podem ser um tanto surpreendentes, talvez até um pouco assustadores – imagine só a realidade onde os robôs vão tomar conta dos nossos empregos. Mas ainda assim, temos que admitir que é fascinante, não é mesmo?

A verdade é que ainda é muito improvável que computadores possam pensar sozinhos. Isso porque uma IA pode copiar o modelo técnico de como um ser humano pensa, porém, ainda falta o essencial: sentimentos.

Hoje é impossível que uma máquina replique sentimentos. Copiar redes neurais de um cérebro com a ajuda de algoritmos faz com que seja fácil para uma máquina possuir inteligência de soluções específicas. Porém, o que nos move são emoções, e isso ainda não pode ser replicado artificialmente. 

Muito embora Inteligência Artificial seja uma tendência importante e complexa, ela também pode ser uma grande aliada para o futuro de muitas áreas.


A Inteligência Artificial como aliada da Programação

Se você me perguntar se uma Inteligência Artificial é capaz de programar sozinha, a resposta provavelmente é sim. 

Existe um sistema de geração de linguagem de IA chamado “GPT-3”, ele nasceu depois do GPT-2, que ganhou o infame apelido de IA mais perigosa do mundo.

Em 2020, o pesquisador Sharif Shameen utilizou o GPT-3 para criar uma página online inserindo apenas as descrições. O sistema foi capaz de transformar os pedidos em código JSX, que é uma extensão de sintaxe para JavaScript (JS) que produz sites com React, uma biblioteca JS de código aberto para construir interfaces de usuário (UIs) ou seus componentes.

Embora pareça incrível, mesmo com a capacidade de codificar, o GPT-3 ainda possui muitos defeitos, então não é uma solução perfeita. E isso só pode ser definido através dos seres humanos.

Porém, por outro lado, é uma ótima forma de receber ajuda no trabalho.

Veja a seguir, 3 formas em que a Inteligência Artificial pode contribuir para a Programação.

 

  • Assistência para a Escrita

Tecnologias de AI possibilitam que programadores determinem erros nos códigos ao mesmo tempo em que são escritos. Um ótimo exemplo desse tipo de feito, é a Ubisoft. 

A empresa criou uma ferramenta de AI chamada Commit Assistant, que confere códigos incorretos utilizando uma biblioteca de softwares com erros mais comuns encontrados em outros projetos.

Essa é uma ferramenta bastante útil, afinal, ela pode prevenir que cometamos os mesmos erros que já foram cometidos por outras pessoas – e isso oferece economia de tempo de esforço para nossa dedicação em projetos.

 

  • Correção de Bugs

Todo programador sabe que muitas das falhas em um software só vão aparecer quando o mesmo já está funcionando. E tudo bem, isso é comum visto que estamos sempre apressados para lançar os produtos. 

Porém, a parte boa é que a Inteligência Artificial e algoritmos de Machine Learning conseguem auxiliar positivamente configurando computadores para analisar os programas atrás de erros e arrumá-los antes que sejam lançados.

 

  • Estimativa precisa da entrega do projeto

Seguir o prazo de um projeto pode ser uma tarefa bastante complicada, imprevistos podem surgir, outras demandas podem atrasar, é difícil saber como vai acontecer.

Soluções de Inteligência Artificial possibilitam utilizar dados de projetos anteriores para oferecer cronogramas e requisitos mais precisos de acordo com todos os cenários que podem aparecer.

Inteligência Artificial  ainda é um termo que pode oferecer a sensação de ficção científica. Porém, é uma realidade cada vez mais comum, além de uma solução bastante benéfica para melhorar o desempenho do nosso trabalho.

Vale sempre buscar novos conhecimentos sobre IA e compreender como ela pode nos auxiliar no cotidiano da transformação digital.

 

Deixe suas dúvidas e insights na área de comentário logo abaixo para falar o que você achou sobre o artigo!

Até a próxima.

DE VOLTA AO TOPO