Interop 2022: o que é e como vai facilitar a vida do desenvolvedor?

de Fellipe Guimarães em March 29, 2022

Pela primeira vez as maiores empresas de busca, tais quais, Apple, Google, Microsoft e Mozilla se juntaram para auxiliar os desenvolvedores solucionando os principais problemas de compatibilidade entre navegadores.

O Interop 2022 irá melhorar a experiência da programação para a web em 15 áreas específicas. 

A ideia é que os aplicativos tenham a mesma aparência e possam se comportar da mesma forma independente do dispositivo ou sistema operacional, transformando a web em um local cada vez mais padronizado e levando a experiência do usuário a um nível mais agradável, além de otimizar o trabalho para nós, desenvolvedores.

Mas afinal, o que é Interop 2022?

O Interop 2022 funciona como uma referência que foi acordada por representantes das três grandes implementações de navegadores e desenvolvida por meio de um processo de indicação e revisão pública com a contribuição de apoiadores da Apple, Bocoup, Google, Igalia, Microsoft e Mozilla.

Concentrado em 15 áreas, que anteriormente foram identificadas como problemáticas por desenvolvedores pois dispõe de problemas de compatibilidade entre navegadores. 

Todos os fornecedores destes navegadores concordaram em se concentrar especialmente nestas áreas para poder transformar a experiência dos desenvolvedores em algo diferente e cada vez mais otimizado.

As 5 áreas de foco

O Interop 2022 terá foco em alguns recursos que incluem 10 novas áreas, mais 5 transitadas do Compat 2021

As novas áreas são:

  • Camadas em Cascatas
  • As camadas em cascata dão aos desenvolvedores da Web mais controle sobre a cascata. Fornecem uma maneira de agrupar seletores em camadas, cada uma com sua própria especificidade. Isso significa que não é preciso ordenar os seletores com cuidado ou criar seletores altamente específicos para substituir as regras CSS básicas.

  • Espaços de cores e funções de cores CSS
  • Para usar funções de cor em um sistema de design, você precisa atualmente confiar em Sass, PostCSS ou calc() em valores HSL. Funções de cores incorporadas ao CSS significam que as cores podem ser atualizadas e novos espaços de cores removem a restrição à gama sRGB e as limitações perceptivas do HSL.

  • Novas unidades de viewport
  • Valores e Unidades CSS Nível 4 adicionam novas unidades para os tamanhos de janela de visualização maiores, menores e dinâmicos, lv*, sv* e dv*. Essas unidades facilitarão a criação de layouts que preencham a janela de visualização visível em dispositivos móveis, levando em consideração a barra de endereços.

  • Scrolling (Rolagem)
  • O relatório de pesquisa de rolagem de 2021 confirma que os recursos e a compatibilidade de rolagem são difíceis de implementar e têm muitas áreas que podem ser aprimoradas. Será concentrado o snap de rolagem, e o comportamento de rolagem para ajudar o processo a ser mais consistente e suave nas plataformas.

    Também será explorando novas propostas de recursos para o mesmo.

  • Subgrade
  • O valor de subgrade de grid-template-columns e grid-template-rows significa que um item de grade que tem display: grid aplicado pode herdar a definição de faixa da parte da grade principal sobre a qual é colocado.

    DE VOLTA AO TOPO