Com o grande crescimento do e-commerce trazido pela crise de saúde em 2020, muitos fatores promoveram a inovação do setor buscando explorar melhor a digitalização.
Apesar de o e-commerce ser bastante utilizado hoje em dia como um canal distinto e muitas vezes como veículo principal de vendas, é importante perceber a necessidade de expandir a mentalidade ao pensar que uma loja online é o canal mais importante de interação com o cliente.
A ideia é que no futuro o comércio eletrônico seja tratado como uma funcionalidade dentro dos canais digitais e não o meio mais importante.
Para o consumidor, antes da crise já havia a busca por experiências diferenciadas que fossem positivas, influenciadas especialmente por bom atendimento, relacionamento e comunicação das plataformas de vendas.
Muito disso se potencializou durante a pandemia, trazendo em 2020, no período de 100 dias, o aumento de 5,7 milhões de consumidores para o comércio digital.
Dentre as tendências que se destacaram com este crescimento considerável do comércio eletrônico, o live commerce ganhou espaço.
Como as transmissões ao Vivo estão mudando a experiência de compra?
Surgido na China em 2016 com o lançamento do primeiro evento de compras pelo Alibaba, essa trend consiste em uma experiência de compras online que oferece ao consumidor a possibilidade de interagir ao vivo com influenciadores e vendedores, de maneira que possam comprar produtos diretamente de transmissões ao vivo.
É uma tendência que veio para criar uma nova experiência e criar novos valores para marcas e varejo.
Responsável por acelerar conversão, utiliza de gatilhos mentais falando de descontos e promoções para atrair vendas. Também oferecem entretenimento, o que pode influenciar o consumidor na experiência de compra.
É uma estratégia de entretenimento e imersão, mantém visualizações e também realiza conversões de compras que podem ser 10 vezes maiores do que as estratégias convencionais de e-commerce.
Essa é uma tendência que vai estar em bastante evidência durante o ano e, com certeza, vale a atenção no processo de inovação e nos números de conversão que ela pode trazer aos negócios.
É mais um exemplo de como a evolução digital está pronta para nos tirar do nosso modelo tradicional de conforto e trazer uma visão totalmente nova e diferente, não apenas para a experiência do consumidor, mas também para nós enquanto líderes.
Este foi o artigo de hoje, caso tenha algum insight ou dúvida que queira compartilhar sobre Live Commerce, sinta-se à vontade para deixar uma mensagem na área de comentários.
Até a próxima!