Metaverso, o futuro do Social Commerce?

de Fellipe Guimarães em June 08, 2022

Você com certeza já ouviu falar em “Metaverso”.


Nos últimos meses do ano passado, o termo tornou-se bastante popular por conta da transição do nome do Facebook para “Meta”, que aconteceu em Outubro de 2021. 


Junto disso, outras notícias trouxeram ainda mais destaque ao Metaverso, tais como a compra dos imóveis do The Sandbox, um mundo de jogos virtuais, por parte da consultoria PwC.


Assim, um termo antes visto apenas na ficção científica literária, chegou à tona no mercado com bastante força.

 

Mas o que, de fato, é o Metaverso?

A origem do nome Metaverso, como mencionado anteriormente, nasceu na literatura de ficção científica, com o autor Neal Stephenson em seu livro “Snow Crash”, publicado em 1992. 

No livro de Stephenson, a personagem protagonista é um entregador de pizza, porém, no mundo virtual sua identidade é a de um samurai. Na história, este mundo digital é chamado de Metaverso.

Sendo assim, podemos interpretar que a definição mais simples para se entender o que é o metaverso, é considerá-lo um espaço online, que pode ser compartilhado por pessoas que utilizam tecnologias (seja realidade virtual, ou aumentada) para interagir com o espaço, conteúdos e outras pessoas utilizando avatares.

Mas o que o Metaverso tem a ver com o mercado, e com as grandes tendências como Social Commerce?

 

Conhecendo o Social Commerce

Com a expansão das redes sociais, surgiu uma nova maneira de relacionamento que passou a englobar pessoas como um todo, mas também, o modo como os consumidores se envolvem com as marcas.

Assim, o Social Commerce surgiu como um novo formato de venda, partindo da necessidade das empresas que perceberam a importância de se aproximarem e firmarem relacionamentos com seus clientes. Com isso, uma nova estratégia de negócios passou a revolucionar a atualidade, principalmente o nicho do varejo. 

Com um conceito bastante explicativo, assim como diz o próprio nome, a base é vender produtos e/ou serviços através das redes sociais.

Empresas passaram a centralizar suas estratégias no consumidor, a fim de alcançar seus clientes onde quer que estejam. Por conta disso, as redes sociais são a chave para o sucesso no meio da digitalização que vem acontecendo aceleradamente nos últimos anos. 

No fim do dia, o Social Commerce também se trata de compreender o consumidor, e reconhecer suas necessidades e seus hábitos que agora vão além do uso das redes sociais apenas para comunicação e lazer. 

As redes sociais também são utilizadas para pesquisas, buscas por ofertas, tirar dúvidas, encontrar opiniões e se tornam um local seguro para que os consumidores passem também a realizar compras. Estas são as novas vitrines das marcas, tornando-se local de validação. 

Afinal, é graças às redes sociais que o consumidor pode ter contato prévio com a marca, seja por algum anúncio ou publicações orgânicas. A tomada de decisão se torna mais fácil quando há um vínculo de confiança.

 

Metaverso x Social Commerce

É importante entender o metaverso como um ecossistema coletivo, onde pessoas podem interagir e recriar suas experiências entre o mundo real e virtual.

Muito embora se pareça com uma realidade aquém da que conhecemos hoje, a verdade é que o metaverso já está inserido no cotidiano de diversas empresas. 

Como experiências ampliadas de venda, e conveniência do consumidor para uma compra mais agradável, o metaverso já está presente com tecnologias de diversas formas. Um exemplo disso são as opções de aplicativo que oferecem a possibilidade de "provar" um item usando um celular com câmera. 

O metaverso relacionado ao social commerce é um investimento em pessoas, isso porque deve pensar na experiência do consumidor que pode vivenciar coisas novas de uma maneira que se adeque à sua realidade. 

Um exemplo disso foi a experiência imersiva lançada pela Forever 21 no Metaverso.

Em uma parceria com a Roblox, um aplicativo de games utilizado por milhões de usuários em todo o mundo, a marca criou a Forever 21 Shop City, uma plataforma onde os usuários poderão gerenciar lojas com o objetivo de se transformar na “melhor loja”.

A Forever 21 Shop City possui distritos temáticos com entretenimento, pista de obstáculos, praça de alimentação e tapete amarelo – local onde os usuários podem interagir com amigos, construir uma comunidade, etc. 

As coleções lançadas nas lojas físicas e digitais da marca Forever 21 serão lançadas simultaneamente na Forever 21 Shop City, e os usuários poderão vender o mesmo produto em suas lojas, ou comprá-los para seus avatares.

Esses são alguns insights em relação ao Metaverso e ao Social Commerce, e como ambas tendências podem se relacionar no futuro. 

Para mais conteúdos sobre estratégia e tendências digitais, acesse meu blog ou confira minha Newsletter no Linkedin.

 

Caso tenha alguma dúvida ou insight sobre Metaverso ou Social Commerce, sinta-se livre para deixar uma mensagem na área de comentários logo abaixo.

Até a próxima!

 

DE VOLTA AO TOPO