O Paradoxo entre Gestão de Vendas e Liderança

O Paradoxo entre Gestão de Vendas e Liderança

Gerenciamento de Vendas pode parecer um tópico simples, mas que muitas vezes oferece seu nível específico de dificuldade. 

Em casos de sucesso, uma gestão de vendas consegue influenciar o crescimento dos negócios. Isso acontece porque há muitos elementos envolvidos em uma organização – o que gera a necessidade do gerenciamento de vendas ser inteiramente seguro em todos os aspectos do processo operacional.

Quando o processo é falho, dificilmente a culpa se trata de falta de treino e desenvolvimento, mas sim dos elementos mais básicos e fundamentais do gerenciamento de práticas que são associadas com tudo, desde previsão de receita e métricas para relatórios de progresso até conhecimento sobre produtos e serviços.

Para entender melhor sobre estes aspectos, vamos primeiro compreender o básico.


A importância do gerenciamento de Vendas

Para compreender Gerenciamento de Vendas, considere que o grande segredo está no processo de desenvolvimento que cria uma força de vendas, ou seja, um grupo de profissionais capacitados para solucionar as necessidades do cliente. 

Diferente de um time comercial, sua grande obrigação é atuar com estratégia e inovação de maneira que possa garantir a satisfação do cliente.

Com isso, a força de vendas desenvolvida será responsável por coordenar operações de vendas e implementar estratégias elaboradas em nome de superar as metas pré estabelecidas pelos seus negócios no planejamento interno.

Uma força de vendas depende de estruturação, e para isso, é imprescindível contar com um time que possua uma boa liderança. Alguém responsável pela gestão e que saiba comandar o departamento de maneira eficiente.

Neste caso, os líderes devem se preparar para indicar o melhor caminho aos representantes de vendas, para que estes saibam como oferecer valor desde o início do processo de vendas a partir das estratégias pré-definidas, sejam elas planejamento de contato, estratégia de conta e identificação de problemas que seus consumidores podem enfrentar. 

Além do básico, é importante pensar no gerenciamento como uma maneira de organização, não de pressão. Com isso, jamais pressionar seus representantes a fecharem o negócio em um tempo determinado como um ou dois meses. 


Esse tipo de meta acaba instigando intensa pressão em cima dos colaboradores, o que transforma o processo em desespero para atingir números a qualquer custo. Muitas vezes, a solução será encontrar descontos absurdos que instigue seus consumidores a esperar por apelos. 


É justamente por conta disso que a liderança é o elo principal para uma boa estratégia de vendas. 


Liderança na área de Vendas

Como líder, eu já trilhei um caminho que me agregou inúmeros conhecimentos sobre como gerir uma equipe em determinadas áreas. 


Com Vendas, o desafio pode parecer muito grande, mas no final do dia, não é diferente do que guiar pessoas a fazerem o melhor.


O primeiro passo, é perceber que um time só poderá ter bons resultados trabalhando como tal, e o papel da liderança neste caso é primordial. Afinal, coordenar uma equipe de maneira estratégica requer um conjunto de valores em que você precisa acreditar para realizar um ótimo trabalho.

Um dos pilares mais importantes é saber delegar, e se você puder fazer isso com paixão, assim será muito mais fácil atribuir responsabilidades e se manter apto a acompanhar todo o processo e resultados. 


Para isso, também é necessário saber ouvir e se dispor a conhecer as pessoas que estão a sua volta, trabalhando com você. Quando você entende as limitações dos seus colaboradores, é muito mais fácil indicar o caminho mais capacitado para o sucesso.


A liderança é um caminho de via dupla entre quem está guiando e quem será guiado. Com isso, é importante perceber que como seres humanos também somos inteiramente propensos a errar, a aprender. Tudo faz parte do processo de evolução, e times fortes erram e aprendem juntos.


Se você tiver alguma dúvida ou insight sobre Gerenciamento de Vendas e Liderança, deixe seu comentário logo abaixo.


Nos vemos na próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário