O que é tecnologia headless e exemplos de como usar?

O que é tecnologia headless e exemplos de como usar?

Com a ascensão constante da Transformação Digital, é comum nos depararmos cada vez mais com estratégias inteligentes de inovação explorando soluções digitais.

Para o consumidor, antes da crise já havia a busca por experiências diferenciadas que fossem positivas, influenciadas especialmente por bom atendimento, relacionamento e comunicação das plataformas de vendas. 

Muito disso se potencializou durante a pandemia, trazendo em 2020, no período de 100 dias, o aumento de 5,7 milhões de consumidores para o comércio digital.

Para impulsionar e potencializar a operação de seus canais digitais, empreendedores passaram a apostar em novas estratégias, tais quais novas tendências de e-commerce que prometem auxiliar na alta performance das vendas.

Assim podemos destacar o Headless Commerce, um conceito capaz de separar o frontend de uma loja online, do backend.

Afinal, o que é Tecnologia Headless?

Para entender melhor essa tendência, vamos primeiro compreender como funciona a tecnologia por trás de Headless.

Basicamente, essa tecnologia é responsável por entregar sua camada de front end, sem necessidade de utilizar o processamento de backend, trabalhando de forma desacoplada da aplicação.

Em outras palavras, todo o seu store front acaba sendo providenciado através de apis, tendendo em muitos casos oferecer uma perfomance (velocidade) muito superior, com a liberdade de mesclar diferentes plataformas.

Dentre os benefícios do seu funcionamento, destacam-se:

  • Aumenta a acessibilidade;
  • Melhores integrações;
  • Marketing mais rápido e fácil;
  • Melhor Customer Experience;
  • Otimização na Conversão.

Os benefícios do Headless Commerce

Enquanto o modelo tradicional pode começar a funcionar muito mais rápido, os temas acabam sendo um pouco mais restritivos. Você pode criar uma loja rapidamente e até conseguir promover globalmente, mas você acabaria sacrificando a identidade visual da marca no processo. 

‍Com o Headless Commerce, não existe esse compromisso. É possível customizar toda a experiência de compra na sua loja digital. 

Headless Commerce é uma grande tendência e que traz muitos benefícios aos negócios digitais, por isso é um conteúdo que vale muito a pena conhecer, principalmente se você tiver intenção de dar início a uma operação de E-commerce. 

Caso você tenha alguma dúvida ou insight sobre Headless Commerce, sinta-se à vontade para deixar uma mensagem na área de comentários.

Até a próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário