Confira algumas tendências de Customer Experience para 2022

Confira algumas tendências de Customer Experience para 2022

O conceito de "Customer Experience”, ou Experiência do Consumidor, está em constante evolução. Isso porque no fim do dia, é um assunto que se trata de pessoas e seres humanos mudam seus comportamentos a todo o momento.

Com os acontecimentos globais dos últimos dois anos, a experiência do consumidor se desenvolveu de maneira muito mais rápida do que o esperado. Interações com marcas e experiências de compra tomaram rumos extremamente diferentes do que costumavam ser.

Em 2022, 50% dos consumidores globais dizem que a pandemia fez com que re-avaliassem seus propósitos sobre o que realmente é importante, remetendo à diferentes aspectos da maneira como vivíamos, trabalhávamos e costumávamos fazer compras apenas 2 anos atrás.

Essa mudança comportamental tem motivo, e para que possamos compreendê-las melhor, vamos analisar algumas tendências para de Consumer Experience que estão em alta:

 

  • Experiência Omnichannel 
  • De acordo com o Gartner, em 2022, 50% das grandes empresas irão falhar em unificar o engajamento dos canais, o que vai resultar em uma experiência isolada e desarticulada para o cliente. 

    É previsto que o Customer Experience apostará em múltiplos canais além de social media, e-mails e live chats. O número seguirá em ascensão, elevando cada vez mais a experiência omnichannel. É importante que sua operação esteja disposta a se dedicar aos diferentes canais dentro de seus contextos a fim de entregar uma experiência coerente e completa.

  • Mais compras através de Whatsapp e outros aplicativos
  • Que o E-commerce cresceu ainda mais com a pandemia não é novidade. Esse crescimento tem se expandido cada vez mais, envolvendo aplicativos e diversos canais digitais.

    Com o Whatsapp, é possível que consumidores conversem com as marcas e adquiram até mesmo recomendações personalizadas antes de finalizar a compra. Em outras redes como Pinterest e Instagram também há novas ferramentas que possibilitam a compra de itens. 

  • Atendimento cada vez mais personalizado 
  • Atendimento em tempo real, customizado e de acordo com as necessidades do consumidor são um pedido essencial para o novo comportamento do consumidor. Antigamente, saudações personalizadas costumavam ser o suficiente, mas atualmente clientes buscam contatos mais profundos do que isso. 

    Ferramentas inteligentes e soluções que trabalham de acordo com a necessidade do consumidor podem oferecer uma experiência completa, desde recomendação de produtos de maneira individual, até ofertas e premiações que ocorrem no momento certo. 

     

    Estas são algumas tendências para alavancar a experiência do consumidor cada vez mais. Lembre-se que ao falarmos de clientes, estamos falando de pessoas, e pessoas estão em constante evolução, então é comum que tendências se transformem e se tornem cada vez mais elaboradas. 

    Por isso devemos sempre nos manter empenhados em conhecer a evolução constante de novas tendências que vão surgindo à nossa volta.

    Espero que este conteúdo tenha sido útil e informativo! 

    Caso tenha alguma dúvida ou insight sobre Customer Experience e queira compartilhar comigo, fique à vontade para deixar uma mensagem na área de comentários.

    Até a próxima!

    Voltar para o blog

    Deixe um comentário