UGC - User Generated Content

UGC - User Generated Content

O User-Generated Content é qualquer tipo de mídia que o usuário produz espontaneamente para uma empresa. Esse conteúdo pode ser em forma de comentários, posts, fotos, vídeos ou até mesmo avaliações sobre um pro- duto, o que importa é que este conteúdo pode ser disseminado na internet.

Essa estratégia é muito utilizada pelos e-commerces por gerar mais con- fiabilidade no momento de consideração de compra. Além disso, não exi- ge da marca grandes esforços no processo de criação, apenas incentiva os clientes a inserir conteúdo, experiências e opiniões que farão sua marca ganhar mais intimidade com os consumidores.

Pode parecer simples, mas existe um estudo sobre transformar esse espaço de avaliações e comentários em um local que deixe seu consumidor à von- tade e seja visualmente atrativo, criando um senso de comunidade. Além dos comentários e avaliações, sua empresa pode aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário em perguntas e respostas mais comuns na seção de FAQ, ou utilizar em campanhas em redes sociais através de hashtags para incentivar a interação nestes canais.

Os benefícios para sua marca, além do baixo investimento no sentido fi- nanceiro e o aumento da confiabilidade e credibilidade da marca, será usar este conteúdo como fonte de ideias e melhorias para seus produtos, além de ajudar e muito na definição da persona.

Indiretamente, este tipo de conteúdo acaba gerando mais informações so- bre seus produtos, dando mais consistência e trazendo mais riqueza nos detalhes para os novos compradores. Vale lembrar que para utilizar estes conteúdos criados por usuários é necessário ter o consentimento de uso, disseminar estas informações sem a permissão destas pessoas poderá ge- rar prejuízos para a marca em questões de leis de segurança e privacidade na internet.

Voltar para o blog

Deixe um comentário