WOMM ou Boca a Boca

de Fellipe Guimarães em October 08, 2022

WOMM = Word Of Mouth Marketing

Essa é a sigla inglesa usada para o clássico marketing “boca-a-boca”. Fun- ciona tão bem que muitas empresas têm esta como sua principal estratégia de aquisição.

Aplicado no dia-a-dia de uma empresa, quando se entrega ótimos serviços ou produtos para seu cliente, as pessoas vão falar sobre sua empresa e isso possibilita o desenvolvimento de uma rede de indicações.

No digital, um ótimo exemplo de marketing boca-a-boca é o próprio Goo- gle, que é o local onde muitas pessoas recorrem para ter acesso a recomen- dações, avaliações e comentários de outras pessoas antes de adquirir um produto. Vale lembrar que este tipo de comportamento já é considerado parte importante na jornada de compra na internet e deve ser levada em consideração na sua estratégia.

 

O marketing boca-a-boca pode ser aplicado em vários níveis de maturi- dade de uma empresa. Um ótimo exemplo é minha própria experiência: quando meu sócio e eu fundamos a Codeby, foi essa estratégia que nos aju- dou a crescer do zero. Afinal, precisamos de reconhecimento no mercado para conquistar novos clientes, e foi entregando um serviço de qualidade e centrado ao consumidor que foi possível chegarmos aos mais de 1000 clientes atendidos em 6 anos.

Apesar de ser uma estratégia realmente boa, seu negócio não deve depen- der 100% da indicação de seus clientes. Existem muitas variáveis ao nível macro que podem fazer sua empresa perder oportunidades e clientes. Por isso, não use o boca-a-boca como estratégia principal, aproveite o poder do WOMM como parte da sua máquina de vendas e construa uma nova estratégia que mescle outras formas de aquisição de clientes.

DE VOLTA AO TOPO