Conheça o Alt Commerce, a Tendência do Futuro

Conheça o Alt Commerce, a Tendência do Futuro

Com a forte evolução da transformação digital, as novas tendências comportamentais do consumidor também passaram a ter novos hábitos. 

O passar dos anos, trouxe também consumidores mais jovens adeptos do mercado digital, oferecendo novos desafios para qualquer um que não esteja preparado para atender às necessidades e exigências das gerações futuras.

A Geração Z, nome dado aos nascidos a partir de 1995, corresponde a pelo menos 36,7% da população mundial – o que só demonstra que dentro de alguns anos, a seu poder de consumo será tão influente que com certeza precisará reter muito mais atenção sobre as gerações mais velhas, não podendo jamais ser esquecida. 

Por conta disso, uma nova tendência tem ganhado destaque no varejo como possibilidade de atender o perfil de uma geração mais jovem, onde as exigências vão muito além das logísticas de omnichannel.

O Alt Commerce é um conceito que ilustra a necessidade de automação e distribuição de produtos através da integração dos meios de pagamentos, e modelos de entrega mais diversos. 

Mas vamos descobrir mais sobre ele a seguir.

 

Conheça o Alt Commerce, a Tendência do Futuro

Durante a NRF 2022, National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo), Kate Ancketill trouxe insights irrefutáveis sobre o comportamento da nova geração diante do mercado.
Sua palestra teve início com os dizeres:

“Ok Boomer, nós não ligamos para o seu Omnichannel.”

Essa sentença, por si, já diz muito sobre a realidade da Geração Z. 

Afinal, “Ok Boomer” se tornou uma gíria popularizada pelos jovens através de plataformas como TikTok, Twitter e Instagram, utilizada especialmente para falar da geração de Millennials, enquanto há também Baby Boomers, nascidos entre 1946 e 1964. A intenção fica clara, é como se fosse um “revirar de olhos”, uma expressão de desdém. 

Enquanto o resto da frase exemplifica tudo o que se trata sobre Alt-Commerce: não é só sobre Omnichannel, é preciso de muito mais para conquistar a nova geração.

O nome do conceito, Alt Commerce significa basicamente Alternative Commerce, ou Comércio Alternativo. E em especial, seu público é aquele que está acostumado com altas doses de tecnologia. São pessoas que cresceram com smartphones em mãos e as redes sociais são o principal meio de comunicação que utilizam desde o início.

Por conta de experiências altamente gamificadas e respostas objetivas e rápidas, seus costumes são cada vez mais exigentes. Compras online são parte do cotidiano e entregas rápidas devem ser vistas como regra.

É por isso que no Alt Commerce, a experiência promete ser social, gamificada e, especialmente, ao vivo. 

O metaverso, por exemplo, será uma tendência bastante popular nos próximos anos, fazendo parte desse conceito alternativo. Será necessário misturar diferentes plataformas que possam transcender entre o mundo físico e eletrônico.

A fuga do tradicional será primordial para a experiência do consumidor. Para as novas gerações, há estudos que comprovam que pelo menos 31% da Geração Z já considera o e-commerce tradicional um modelo de compra chato, portanto será indispensável inovar o relacionamento com o consumidor e o modelo dos canais de venda.

Com a rapidez do desenvolvimento digital, as empresas precisarão encontrar cada vez mais formas de se comunicar com seus clientes inovando a partir de plataformas de games e experiências interativas. Além de compreender o uso das redes sociais em destaque, tais quais TikTok, e se prontificar de estudá-las além da superficialidade inicial – há muito a se conquistar dentro da plataforma, além de trends de danças e memes. 

Mais uma vez podemos identificar que compreender o consumidor é a chave para o sucesso dos negócios, especialmente em um momento onde a digitalização encontra-se em tamanho destaque, tornando cada vez mais difícil encontrar o caminho correto para a inovação dentro de um mercado tão diverso.

 

Para mais conteúdos sobre estratégia e tendências digitais, acesse meu blog ou confira minha Newsletter no Linkedin.

Caso você tenha algum insight ou dúvida sobre Alt Commerce, sinta-se livre para deixar sua mensagem na área de comentários!

Até a próxima!

Voltar para o blog

Deixe um comentário